A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) inaugurou, nesta terça-feira (13), o Laboratório de Estudos Humanos em Geografia (LehGeo), localizado na Escola Normal Superior (ENS), na avenida Djalma Batista, zona centro-sul de Manaus. O novo espaço será dedicado ao desenvolvimento de atividades acadêmicas, pesquisas científicas e projetos de extensão voltados ao estudo da geografia urbana e regional na Amazônia.
O LehGeo atenderá alunos de graduação e pós-graduação e funcionará como apoio para o ensino e a produção científica no campo das ciências humanas. O laboratório está vinculado ao Núcleo de Pesquisas Urbanas e Regionais (Npur) e é certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Durante a cerimônia de inauguração, a vice-reitora da UEA, professora doutora Kátia Couceiro, destacou a relevância da iniciativa. “O compromisso se torna realidade. O laboratório é uma oportunidade para nossos alunos aperfeiçoarem a produção acadêmica e científica, impactando positivamente a vida de muitos que passarão por essas salas”, afirmou.
Coordenadora do LehGeo, a professora doutora Susane Patrícia de Melo celebrou a conquista. “Este espaço representa um avanço importante. Ele reúne docentes e discentes em torno da pesquisa, do ensino e da extensão, fortalecendo a produção científica da universidade.”
Para os estudantes, o novo laboratório já representa uma mudança significativa no ambiente acadêmico. Letícia Vieira Lima, aluna do 5º período de Geografia, ressaltou o acolhimento proporcionado pelo espaço. “Foi uma grande luta conquistar esse laboratório. Agora temos máquinas e conforto, e a certeza de que há um lugar tranquilo para estudar na universidade”, comentou.
A solenidade contou ainda com a presença do diretor da ENS, professor doutor Otávio Rios; do coordenador de qualidade da unidade, professor doutor Márcio Gonçalves dos Santos; do pró-reitor de Planejamento, professor doutor Isaque dos Santos; e da coordenadora do curso de Geografia, professora doutora Francilene Sales de Conceição.