Na última semana, a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) esclareceu que ainda não foram anunciadas as vagas disponíveis para o concurso público da Casa Legislativa. A informação foi divulgada após a veiculação de notícias em portais que indicavam a existência de um número definido de cargos.
De acordo com a Aleam, a quantidade e a especificação das vagas só serão oficialmente divulgadas após a conclusão do edital. Enquanto isso, o processo segue em fase preparatória.
Na última quarta-feira (7), o presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (União Brasil), assinou a portaria que institui a Comissão Especial responsável por conduzir os trâmites do concurso. Na ocasião, ele reforçou o compromisso da Assembleia com a lisura e a transparência de todo o processo seletivo.
Conforme o cronograma apresentado pelo presidente Roberto Cidade, a partir da criação da comissão, em junho será feita a contratação da instituição e avaliação do edital do concurso público; em julho o lançamento do edital do concurso público; em agosto o encerramento das inscrições para o certame; em setembro e outubro serão realizadas as provas; em novembro será feita a divulgação dos resultados; em dezembro será homologado o resultado do concurso público.
“Nós montamos um cronograma e o estamos seguindo à risca. No mês passado fizemos todos os cálculos, o impacto financeiro e orçamentário, quantas vagas a gente vai precisar e quais áreas irão atender. Este mês vamos contratar a instituição que vai fazer as provas. Estamos e iremos fazer tudo de forma transparente, com um trabalho sério e bem equilibrado. No final do ano iremos homologar o concurso e, no ano que vem, vamos começar o chamamento dos aprovados. A nossa gestão tem sido muito eficiente e, saindo da presidência, quero deixar esse concurso como um marco da nossa gestão. Há 14 anos essa Casa não realizava concurso público”, destacou.