31.3 C
Manaus
sábado, maio 10, 2025

Saullo Vianna diz ser contra aumento de cadeiras na Câmara: “Não resolve a representatividade”

Segundo o parlamentar, o Amazonas seguiria sub-representado devido à distribuição desproporcional das vagas

Por

O deputado federal licenciado Saullo Vianna (UB) afirmou ser contrário ao aumento no número de cadeiras na Câmara dos Deputados. Para ele, o ideal seria uma redistribuição das vagas entre as bancadas, com base na população de cada estado.

“Isso vai para o Senado Federal, vai ter avaliação e posicionamento favorável ou contra, mas isso ainda será aprovado no Senado. […] Em todas as situações o Amazonas ganha mais 2 vagas de deputado federal”, comentou.

Segundo o parlamentar, embora o Amazonas possa ganhar mais duas cadeiras, isso ainda não resolveria o problema da representatividade, já que o critério atual de distribuição continua desproporcional.

“O que foi votado agora, aumentando para 18 o número de deputados federais, não resolvemos a questão da representatividade que é o que fala a Constituição, que diz que as 513 vagas são distribuídas de acordo com o número da população para poder ter representatividade”, disse.

v

“Hoje, nós temos uma representatividade de 8 deputados e com essa mudança passamos a ter 10. Outros estados, principalmente do nordeste que tem uma população menor, eles vão continuar com uma representação maior que o Amazonas, mesmo tendo uma população menor”, continuou o parlamentar.

Apesar do posicionamento, Saullo Vianna destacou que é importante para o Amazonas ganhar mais deputados na bancada, uma vez que a luta pelos interesses do estado aumentaria.

Leia mais: Enquete do O Convergente aponta intenção de reeleição de deputados federais do AM

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -