O deputado federal licenciado Saullo Vianna (UB) afirmou ser contrário ao aumento no número de cadeiras na Câmara dos Deputados. Para ele, o ideal seria uma redistribuição das vagas entre as bancadas, com base na população de cada estado.
“Isso vai para o Senado Federal, vai ter avaliação e posicionamento favorável ou contra, mas isso ainda será aprovado no Senado. […] Em todas as situações o Amazonas ganha mais 2 vagas de deputado federal”, comentou.
Segundo o parlamentar, embora o Amazonas possa ganhar mais duas cadeiras, isso ainda não resolveria o problema da representatividade, já que o critério atual de distribuição continua desproporcional.
“O que foi votado agora, aumentando para 18 o número de deputados federais, não resolvemos a questão da representatividade que é o que fala a Constituição, que diz que as 513 vagas são distribuídas de acordo com o número da população para poder ter representatividade”, disse.
v
Ver essa foto no Instagram
“Hoje, nós temos uma representatividade de 8 deputados e com essa mudança passamos a ter 10. Outros estados, principalmente do nordeste que tem uma população menor, eles vão continuar com uma representação maior que o Amazonas, mesmo tendo uma população menor”, continuou o parlamentar.
Apesar do posicionamento, Saullo Vianna destacou que é importante para o Amazonas ganhar mais deputados na bancada, uma vez que a luta pelos interesses do estado aumentaria.
Leia mais: Enquete do O Convergente aponta intenção de reeleição de deputados federais do AM