32.3 C
Manaus
quinta-feira, maio 8, 2025

STF determina adoção obrigatória de novo sistema de intimações até 15 de maio

O STF definiu que todos os tribunais devem adotar o DJEN até 15 de maio para intimações. Entenda a mudança

Por

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Roberto Barroso, anunciou nesta quarta-feira (7) que todos os tribunais do país terão até o dia 15 de maio para adoção do novo sistema de comunicações processuais de intimações, que se dará exclusivamente por meio do Diário da Justiça Eletrônico Nacional (DJEN), para a publicação e contagem dos prazos processuais.

A informação foi dada durante a abertura da primeira reunião preparatória para o 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em Brasília. Barroso informou ainda que um ofício circular seria expedido ao longo do dia para formalizar a orientação.

Veja também: Quase 8% dos processos de adoção de crianças são desfeitos, mostra CNJ

O DJEN foi criado em 2016, inicialmente como uma plataforma de editais e atos do CNJ. Em 2022, a Resolução nº 455 do CNJ determinou que a publicação de intimações pelo DJEN substituiria outros meios oficiais, salvo nos casos em que a legislação exigir vista ou intimação pessoal, situação em que se utiliza o Domicílio de Justiça Eletrônico.

Até recentemente, o uso da plataforma ainda não era obrigatório em todo o país. Em novembro de 2024, Barroso fixou o prazo de 31 de janeiro de 2025 para a integração de todos os tribunais, mas a data foi prorrogada três vezes: primeiro para 10 de fevereiro, depois para 16 de março — a pedido da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) — e, agora, definitivamente para 15 de maio.

A mudança busca modernizar e unificar o sistema de comunicações judiciais em todo o território nacional. As informações são do Poder360.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -