26.3 C
Manaus
quinta-feira, maio 8, 2025

Acadêmicos da UEA levam cultura indígena às escolas públicas em Tabatinga

Por

Acadêmicos do curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro de Estudos Superiores de Tabatinga da Universidade do Estado do Amazonas (Cestb/UEA) realizaram, no mês de abril, uma série de atividades pedagógicas nas redes estaduais e municipais de Tabatinga. Intitulada “Abril Indígena: além do cocar e do dia 19 de abril”, a ação tem como objetivo desconstruir a visão estereotipada que ainda persiste sobre os povos indígenas e incentivar a reflexão para além das comemorações pontuais do mês.

Orientados pelo Prof. Me. Ismael da Silva Negreiros, cerca de 30 alunos do 9º período participaram da iniciativa que foi proposta no âmbito da disciplina Sociedades Indígenas e Educação. Antes de realizarem as intervenções pedagógicas nas escolas, os acadêmicos estudaram autores indígenas e abordagens que tratam das epistemologias dos saberes tradicionais e históricas, articuladas com a realidade do Alto Solimões e da Amazônia como um todo.

Veja também: Inscrições abertas para XXII Semana de Enfermagem e XVI Mostra Científica da UEA

Segundo o professor, a intenção é cultivar uma valorização contínua desses povos no cotidiano escolar, promovendo conhecimento sobre sua cultura, religião, política e modos de vida. Ainda comentou sobre a importância por não apenas trazer à tona problemáticas relacionadas à perspectiva indígena mas, também, por apresentar pedagogias significativas, capazes de promover aproximações com outras epistemologias, muitas vezes invisibilizadas no contexto educacional.

“Assim, a UEA cumpre seu papel ao proporcionar práticas educativas comprometidas com o respeito à diversidade cultural, com a valorização das diferenças e com a construção de uma educação equitativa, descolonizadora. inclusiva e Amazônica.”

Também houve a participação de estudantes indígenas do Cestb/UEA, como os dos povos Tikuna, Kokama e Kambeba, que participaram ativamente como protagonistas da ação. Além deles, indígenas que, hoje, exercem papéis de destaque no município de Tabatinga, como influenciadores, artistas e lideranças políticas também estiveram presentes.

Para o acadêmico de Pedagogia Leonardo Rabelo, indígena do povo Kokama, a troca de experiências foi muito rica e oportunizou um novo olhar sobre os povos indígenas. “Os alunos puderam ouvir diretamente de seus representantes, o que gerou um impacto profundo”, ressaltou.

Atividades

A intervenção contou com a participação de três escolas da rede municipal de ensino de Tabatinga: Escola Ambrósio Bemerguy, Escola Francisco Mendes e Escola Josiedes Andrade, além da Escola Duque de Caxias, pertencente à rede estadual.

Durante a ação, foram realizadas diversas atividades educativas. Houve produção de materiais pedagógicos, redação de pequenas narrativas, elaboração de textos e desconstrução de conceitos como o “descobrimento do Brasil” e os termos utilizados para se referir aos povos indígenas. Filmes, documentários e outras mídias também foram utilizados para aprofundar o debate nas escolas.

De acordo com Ismael, a atividade foi muito bem-recebida pelos alunos, pelas equipes gestoras e pela comunidade escolar de forma geral. “O retorno foi muito satisfatório, especialmente na construção dos materiais pedagógicos produzidos pelos próprios alunos. Foram realizados trabalhos com argila, artesanatos, textos e desenhos, que contribuíram para refletirmos sobre a cultura indígena sob uma nova ótica, valorizando sua riqueza e diversidade”, comentou.

Relevância da atividade para acadêmicos

O professor reforçou que o objetivo é expandir esses tipos de ações para as outras disciplinas do curso, abordando temas relacionados ao cotidiano escolar e às múltiplas dimensões da educação nesse contexto. “Para um curso que forma professores e futuros gestores, é indispensável ir além da teoria. É necessário vivenciar a prática, conhecer o chão da escola, interagir com os sujeitos da educação. Disciplinas que propiciam essa vivência são fundamentais para enriquecer a formação docente e fortalecer o compromisso com a realidade educacional da nossa região”, disse.

 

(*) Com informações da assessoria

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -