25.3 C
Manaus
terça-feira, maio 6, 2025

TCE-AM participa do lançamento do Selo UNICEF e destaca atuação em municípios

O Selo UNICEF reconhece avanços positivos em políticas públicas voltadas à infância e adolescência nos municípios da Amazônia Legal

Por

Com foco no fortalecimento das políticas públicas para crianças e adolescentes no interior do Estado, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) participou nesta terça-feira (6) do lançamento oficial do novo ciclo do Selo UNICEF 2025-2028, realizado no Palácio Rio Negro, no Centro de Manaus. A solenidade marcou o início de uma nova etapa de mobilização dos municípios amazonenses em prol da redução das desigualdades sociais, com atenção especial às populações indígenas e quilombolas.

Promovido pelo Governo do Estado e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o lançamento do Selo reuniu autoridades estaduais, prefeitos, lideranças comunitárias e representantes de órgãos parceiros. O Selo UNICEF é uma iniciativa que, há 25 anos, reconhece avanços positivos em políticas públicas voltadas à infância e adolescência nos municípios da Amazônia Legal e do Semiárido brasileiro. No Amazonas, a meta é alcançar a adesão dos 62 municípios ao novo ciclo, com foco em áreas como saúde mental, educação de qualidade, enfrentamento à violência e participação cidadã.

A presidente do TCE-AM, conselheira Yara Amazônia Lins, representou a Corte de Contas na solenidade e reforçou o compromisso do Tribunal com a iniciativa. A adesão oficial ao Selo foi firmada em reunião anterior na sede da Corte, o que garantirá ao TCE-AM papel de destaque no monitoramento e na orientação técnica aos municípios participantes.

“Sabemos que transformar a vida de crianças e adolescentes é transformar o futuro de toda a sociedade. Por isso, para o Tribunal de Contas do Amazonas, atuar junto ao Selo UNICEF significa ir além do controle tradicional. Significa utilizar nossa capacidade técnica para monitorar, diagnosticar e orientar os municípios do interior do Estado na construção de políticas públicas mais eficazes, mais humanas e mais inclusivas”, declarou a conselheira-presidente.

A atuação do TCE-AM no Selo será voltada principalmente ao acompanhamento qualificado dos indicadores sociais municipais, promovendo diagnósticos e orientações que contribuam para que os compromissos assumidos pelas gestões locais resultem em melhorias concretas para a população infantojuvenil.

Representando o governador Wilson Lima, o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) e da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Marcellus Campêlo, frisou que o governo estadual continuará fomentando os avanços do Selo Unicef. Ele destacou ainda a importância da parceria com o Tribunal de Contas para alcançar esse objetivo.

“Com o TCE-AM temos muita confiança e esperança de ter um arranjo institucional muito mais poderoso e apoiador para as gestões municipais do estado do Amazonas, considerando a capilaridade que tem a Corte de Contas em todos os municípios”, reforçou Campêlo.

Ao fim do evento, foi realizada a entrega simbólica das chaves da futura Casa ONU, espaço que reunirá agências das Nações Unidas com atuação no estado do Amazonas.

*Com informações da assessoria

Leia mais: TCE admite denúncia contra Prefeitura de Parintins por supostas irregularidades em contrato

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -