Os ministros Luiz Fux e Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), protagonizaram nesta terça-feira (6) um momento inusitado durante o julgamento de mais sete acusados de tentativa de golpe, denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR).
Enquanto analisavam questionamentos apresentados pelas defesas dos réus, Fux rebateu publicações que, segundo ele, sugerem que estaria agindo em oposição a Moraes no caso. O ministro classificou as alegações como “completamente dissonantes da realidade” e criticou a falta de rigor jornalístico das reportagens: “apuraram muito mal”, afirmou.
Fux fez referência a divergências que ele e Moraes tiveram ao longo dos julgamentos relacionados à denúncia de tentativa de golpe, especialmente em relação a pontos levantados pelas defesas, como a competência da Primeira Turma do STF para conduzir os casos.
Fux e Moraes negaram qualquer atrito, apesar das divergências pontuais no julgamento da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República sobre a tentativa de golpe.
Após a fala de Fux, Alexandre de Moraes afirmou que o debate jurídico é parte natural da rotina da Primeira Turma do STF e minimizou reportagens que, segundo ele, tentam criar intrigas entre os ministros.
Moraes criticou esse tipo de cobertura, dizendo que há quem queira “transformar o STF em uma revista de celebridades”, mas fez questão de destacar que considera 99,9% do trabalho da imprensa como “sério”.
Leia mais: Criação de Zona Franca no Distrito Federal ameaça modelo econômico de Manaus, diz Saullo Vianna