26.3 C
Manaus
quarta-feira, abril 30, 2025

Fusão entre PSDB e Podemos avança e pode ser oficializada em junho

No AM, a fusão ganha duas figuras políticas: o senador Plínio Valério e a deputada estadual Alessandra Campelo

Por

A direção nacional do PSDB aprovou por unanimidade o início formal das tratativas para uma possível fusão com o partido Podemos. A decisão foi oficializada em uma reunião realizada nesta terça-feira (29). A expectativa é de que o processo seja finalizado até junho, durante a convenção nacional do partido.

A fusão entre os partidos já havia sido noticiada pelo O Convergente. Anteriormente, informações dos bastidores políticos apontavam que a fusão partidária entre o PSDB e o Podemos deveria ser firmada até o fim de abril, o que foi confirmado com o anúncio dessa terça-feira.

Com o avanço das tratativas em nível nacional, no Amazonas, o PSDB/Podemos ganha duas figuras políticas: o senador Plínio Valério (PSDB) e a deputada estadual Alessandra Campelo (Podemos).

Segundo fontes próximas às negociações, o PSDB deve deixar de utilizar o tradicional número “45” nas eleições, adotando o “20”, número atualmente associado ao Podemos. Em comunicado oficial, o partido informou que, a partir deste momento, o diálogo será ampliado, com a participação de diferentes instâncias partidárias no processo.

No início do ano, o presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, descartou a possibilidade de fusão e afirmou, em nota oficial, que o partido “não deixaria de existir”. Ainda segundo o PSDB, foi marcada para o dia 5 de junho a realização de uma Convenção Nacional, na qual será discutida a proposta de união com o Podemos e eventuais mudanças no Estatuto necessárias para viabilizar o processo.

Apesar disso, em abril, o senador Plínio Valério confirmou ao O Convergente que a fusão entre os partidos estava perto de ser oficializada. De acordo com ele, a fusão faria com que os partidos ganhassem mais tempo de televisão, além do fundo partidário.

“O que está conversado é que o Podemos seria incorporado pelo PSDB, mas o nome ficaria PSDB/Podemos. As informações que eu tenho é que as conversas estão bem adiantadas. Porque todo mundo está se juntando, que é para melhorar, não só o fundo partidário, o tempo de televisão, melhora tudo. No meu caso seria ótimo para mim”, disse.

As legendas só poderão dar entrada no registro da fusão entre as siglas em junho, junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Leia mais: Ao lado de Wilson Lima, Roberto Cidade marca presença na oficialização da federação União Progressista

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -