Após o surgimento de rumores nos bastidores políticos, surgiram rumores de que o deputado federal Alberto Neto (PL) estaria sendo pressionado por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a disputar o Governo do Amazonas em 2026, o deputado federal afirmou ao O Convergente que é pré-candidato ao Senado Federal.
Segundo fontes, a suposta ‘pressão’ em torno de Alberto Neto faria com que o político rompesse uma relação respeitosa que tem com o senador Omar Aziz (PSD), que já confirmou o nome na disputa pelo cargo.
No ano passado, os dois políticos estiveram lado a lado para apoiar o nome de Mateus Assayag (PSD) na disputa pela Prefeitura de Parintins, conforme noticiou O Convergente. Após a repercussão da aliança, Alberto Neto precisou sair do arco de apoio da candidatura por ordens do ex-presidente Bolsonaro.
Os rumores de uma possível candidatura de Alberto Neto ao Governo do Amazonas ocorre no momento em que o Partido Liberal no AM lançou o nome da empresária Maria do Carmo como pré-candidata ao governo.
Além disso, uma pesquisa publicada nos últimos dias ainda apontou um ‘empate técnico’ entre Omar Aziz e Alberto Neto, conforme noticiou O Convergente.
Outro lado
Com as informações, O Convergente entrou em contato com o deputado federal Alberto Neto para questioná-lo sobre a possibilidade de vir a disputar o Governo.
Em retorno à equipe de reportagem, o deputado Alberto Neto destacou que é pré-candidato ao Senado Federal e reforçou que o nome do PL para disputar o Governo do Amazonas é Maria do Carmo.
“Eu sou pré-candidato ao Senado Federal. […] O partido tem um pré-candidato ao Governo do Estado que é a Professora Maria do Carmo. […] O PL vai vir com uma chapa campeã, para o Governo, Senado Federal, uma boa chapa para deputado federal e boa chapa de deputado estadual”, afirmou.
Leia mais: Público de O Convergente aponta Alberto Neto e Plínio Valério como principais nomes ao Senado