28.3 C
Manaus
sexta-feira, abril 18, 2025

MP dá 10 dias para prefeitura de Novo Aripuanã explicar supostas irregularidades na Educação

Promotoria instaurou procedimento administrativo para apurar denúncias sobre ausência de professores, falta de transporte escolar e carência de insumos básicos nas escolas da rede pública municipal

Por

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) instaurou um Procedimento Administrativo para investigar possíveis irregularidades na área da Educação no município de Novo Aripuanã, na gestão do prefeito é o Raymundo Lopes, conhecido como “Raiz”. A portaria foi publicada nesta terça-feira, 15, no Diário Oficial do MP e é assinada pela promotora de Justiça substituta, Jéssica Vitoriano Gomes.

Veja também: Prefeito de Novo Aripuanã é alvo do MP após contratos temporários para vagas de aprovados em concurso

A medida tem como foco o acompanhamento e a fiscalização das políticas públicas e instituições de ensino, tanto municipais quanto estaduais, que atuam na cidade. Segundo o Ministério Público, há registros de diversas falhas na rede pública municipal, incluindo a ausência de professores nas salas de aula, descumprimento de carga horária, falta de materiais pedagógicos e itens de higiene, além de deficiências no transporte escolar, especialmente na zona rural.

Além disso, denúncias indicam que mesmo após a realização de processo seletivo pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (SEDUC-AM), ainda há falta de docentes em várias unidades de ensino. A promotoria também questiona o funcionamento adequado de conselhos como o Conselho Municipal de Educação e o Conselho de Alimentação Escolar.

Vale lembrar que a maioria das unidades da rede pública de ensino, no Amazonas, já iniciaram as atividades escolares.

Prazo de 10 dias

Entre os documentos exigidos pelo MPAM, estão: a lista de professores com carga horária, registros de frequência dos últimos três meses, informações sobre merenda, insumos, transporte escolar e cópia do calendário letivo de 2025. As informações devem ser entregues no prazo de 10 dias úteis.

O MP-AM também encaminhou ofícios à SEDUC-AM para requisitar dados similares sobre a rede estadual de ensino no município.

A promotoria ainda planeja realizar visitas e inspeções às escolas municipais e estaduais de Novo Aripuanã, com o objetivo de verificar in loco as condições das estruturas, presença de profissionais e a oferta de materiais essenciais ao ensino.

A investigação busca garantir o direito constitucional à educação com qualidade, conforme previsto no artigo 205 da Constituição Federal.

Outro lado

A reportagem buscou a Prefeitura de Novo Aripuanã, por meio do e-mail do prefeito Raiz ([email protected]) e solicitou um posicionamento sobre a investigação do MPAM. Até a publicação, sem retorno.

Mais casos

Esta não é a primeira vez que a Prefeitura de Novo Aripuanã é alvo do MPAM em 2025. Em fevereiro deste ano, conforme reportagem publicada pelo O Convergente, o órgão ministerial recomendou que o Executivo municipal se abstenha de contratar servidores temporários para cargos já contemplados pelo concurso público vigente, salvo em situações excepcionais devidamente justificadas.

Prefeito de Novo Aripuanã é alvo do MP após contratos temporários para vagas de aprovados em concurso

Sobre o episódio, o MP investiga a renovação de contratos temporários para vagas com candidatos aprovados. A recomendação foi expedida juntamente com o Inquérito Civil nº 040.2024.000231, instaurado pela Promotoria de Justiça de Novo Aripuanã, que investiga possíveis irregularidades no chamamento dos aprovados no concurso regido pelo Edital nº 02/2022.

Veja também: Após aumentar salário de próximo gestor, prefeito de Novo Aripuanã publica contratos de R$ 6,5 milhões no penúltimo mês de mandato

Entre as irregularidades apuradas estão a prorrogação de contratos temporários para cargos com candidatos aprovados que aguardam nomeação, o desrespeito à ordem de classificação e a nomeação de servidores para funções distintas daquelas para as quais foram aprovados.

O prefeito

Raiz, do União Brasil, foi eleito prefeito de Novo Aripuanã em outubro de 2024 para ficar no comando do município nos próximos quatro anos. O político obteve 5.462 votos, 50,09% dos votos válidos, de acordo com dados foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Veja a portaria na íntegra:

MP Novo Aripuana

Por: Bruno Pacheco
Ilustração: Marcus Reis
Revisão Jurídica: Letícia Barbosa

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -