Um vídeo obtido por O Convergente nesta quarta-feira, 16, mostra diversos moradores reunidos supostamente em frente à residência do prefeito de Humaitá, Dedei Lobo (UB), numa tentativa de serem atendidos diretamente por ele, segundo uma denúncia anônima enviada à reportagem.
Em uma das imagens, é possível ver algumas pessoas até mesmo em cima do muro da casa. Segundo uma moradora que preferiu não se identificar, com medo de represálias, o político não tem atendido na prefeitura e a alternativa é procurar Dedei na residência dele.
A denúncia ao O Convergente afirma que os moradores estavam no local desde as 7h da manhã de hoje e até as 9h não foram recebidos. Eles afirmam que essa seria a única forma de conseguir contato com o prefeito, já que ele não costuma atender na sede da prefeitura.
Veja também: Prefeito de Humaitá é denunciado por suspeita de simular processo licitatório
“É assim que o prefeito recebe as pessoas em Humaitá: na casa dele, na hora que ele quer, no sol quente. Nunca atende na Prefeitura. As pessoas têm que ficar lá em cima, penduradas no muro da casa dele pra serem atendidas”, relatou uma das moradoras, em áudio enviado à reportagem. A mulher pediu sigilo na fonte.
O episódio ocorre mesmo diante do sol forte e da ausência de respostas por parte da administração municipal. No local, segundo as imagens, não tem nenhuma área para recepcionar a população, que precisa utilizar veículos para sentar e aguardar.
A situação gerou grande indignação entre moradores. À reportagem, a moradora relatou que esta não seria a primeira vez que isso ocorre. “Todos os dias é assim. Ele não atende na prefeitura”, lamentou.
Ver essa foto no Instagram
Sem retorno
A reportagem entrou em contato com o prefeito Dedei Lobo por meio das redes sociais do gestor, mas até o momento não obteve retorno. O espaço permanece aberto para esclarecimentos.
O prefeito
Dedei Lobo é prefeito de Humaitá reeleito para o cargo em 2024 com 9.932 votos, 37,13% dos votos válidos, de acordo com dados foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O gestor já foi alvo de diversas ações em órgãos de controle e fiscalização. Em 2023, prefeito Dedei Lobo foi denunciado pelo Ministério Público do Amazonas (MPAM) ao Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) devido a alegações de irregularidades na contratação de pessoal para serviços na Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel).
Veja também: Aos 65 anos, idoso precisa morar de favor após ser expulso de Casa de Apoio em Humaitá, diz denúncia
Conforme o documento, a Prefeitura de Humaitá teria realizado a contratação dos serviços de limpeza e manutenção das quadras vinculadas à secretaria de esportes. Porém, a denúncia aponta que o prefeito supostamente violou as regras de concurso público e racionou a licitação referente aos serviços que seriam prestados em quatro quadras do município, de acordo com reportagem publicada pelo O Convergente na época.
Em dezembro do ano passado, o TCE-AM aceitou uma denúncia contra o prefeito por supostos atos administrativos ilegais na condução de um processo seletivo simplificado (PSS).