28.3 C
Manaus
sexta-feira, abril 18, 2025

Debate Político: Rodrigo Guedes comenta denúncias ‘polêmicas’ e indica possível candidatura em 2026

O vereador de Manaus foi o entrevistado da semana no programa Debate Político

Por

O programa Debate Político, do O Convergente, da terceira temporada foi ao ar nessa terça-feira (15), e recebeu o vereador Rodrigo Guedes (PP) em uma entrevista mediada pela apresentadora Letícia Barbosa. O programa é exibido todas as terças-feiras, às 20h30, com transmissão pelo canal 8.2 da TV aberta e pelo youtube da Rede Onda Digital.

No início do programa, o vereador comentou sobre a eleição da presidência da Câmara Municipal de Manaus (CMM), onde disputou com o vereador David Reis (Avante).

“O mandato já começou com muita intensidade. Eu fui candidato à presidência da Câmara, tive 6 votos contra o David Reis […]. Eu fui para ganhar, mas eu tinha consciência que teria que vencer a máquina do sistema”, afirmou.

Com uma nova configuração na CMM, Guedes também comentou sobre a atuação da oposição na Casa. De acordo com eles, no ano passado, existiam vereadores que estavam assumindo o papel de oposição apenas por um momento.

Conforme relatou em entrevista, Guedes apontou que, atualmente, a CMM ganhou novos políticos de oposição. “Era muito claro que era de momento, não era uma oposição de valores e princípios, era uma conjuntura política e ficaram momentaneamente longe da base do prefeito. Acredito que mudou agora, temos figuras como Zé Ricardo, Salazar, Rodrigo Sá, Carpê […]. A gente ganha, um pouco, em termos de cobertura política para fazer cobrança à Prefeitura”, pontuou.

Denúncias

Durante o programa, o vereador também relatou sobre o pagamento das emendas parlamentares de sua autoria. Conforme noticiou O Convergente, na tribuna da CMM, Guedes denunciou um suposto favorecimento no pagamento de emendas que, de acordo com ele, teriam prioridades para quem compõem a base do prefeito David Almeida (Avante).

“Antes era algo que eu sabia que acontecia, de fato, eu tinha informações. Agora tem uma manifestação oficial do Ministério Público e do Tribunal de Contas, e aí eu comecei a fazer um movimento para criar a cobrança para não ficar só no papel […]. Tive quadra que demorou dois anos para sair o recurso, o que você planeja hoje – em termos de compra – não vale o mesmo amanha […], acaba prejudicando a coletividade pública”, enfatizou.

No início do ano, o vereador foi um dos políticos que denunciou sobre suposta irregularidade na viagem do prefeito David Almeida ao Caribe. De acordo com ele, é preciso que o prefeito ainda preste esclarecimentos.

“Ninguém tem nada a ver com a vida pessoal do prefeito, ninguém está nem aí para o que ele faz. Mas, quando ele faz uma viagem com os fornecedores da Prefeitura, em uma viagem milionária, não cabe no orçamento dele […]”, disse.

O vereador ainda fez críticas à secretária Shádia Fraxe, titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em meio à polêmica portaria, que determina que servidores municipais podem ser penalizados caso publiquem nas redes sociais fotos, vídeos ou áudios que exibam a logomarca da Prefeitura de Manaus, da Semsa ou de qualquer órgão sob gestão da pasta da saúde municipal.

“É uma portaria, além de ser extremamente inconstitucional, ela é ditatorial, porque o servidor fica com medo agora. Imagina, a secretária achar que tem o direito de saber o que o servidor vai postar na rede social. Que história é essa? Isso é ditadura! […] A própria população chamou ela de Alexandre de Moraes”, comentou.

Eleições 2026

Com relação a participação nas eleições do ano que vem, Rodrigo Guedes não confirmou que pretende se candidatar, mas enfatizou que há possibilidades.

“Existe muita possibilidade, muito provavelmente para Assembleia Legislativa, até mesmo para dar uma movimentada […]. Acho que está precisando de um Rodrigo Guedes, de um Salazar, para dar uma movimentada, está muito chá das 5”, disse.

Vale lembrar que, em 2022, Rodrigo Guedes se candidatou ao cargo de deputado federal. No entanto, o político não foi eleito.

Jogo das Cartas

No tradicional jogo do Debate Político, a primeira imagem que o vereador sorteou foi a carta ‘coringa’, onde ele pode abordar sobre personalidades políticas. Questionado pela apresentadora sobre quem seria o maior aliado político, Guedes afirmou que no atual cenário, não existe nenhuma aliança política.

“É muito difícil, no momento não tenho nenhuma pessoa que eu diga que é meu grande aliado, mas também não estou contra todos. […] Hoje, não tem uma aliança, mas vai haver, porque política não se faz sozinho”, comentou.

A segunda imagem que foi sorteada pelo entrevistado foi do prefeito David Almeida. Para Rodrigo Guedes, a atual gestão do prefeito de Manaus é nota 2 e ainda comentou que não enxerga que o prefeito possa fazer melhorias na capital amazonense.

“Essa segunda gestão pode colocar nota 2. […] Eu quero que melhore sim, […] mas eu não vejo um cenário em que o prefeito tenha capacidade de entregar essas melhorias. Acho que ele não tem foco, prioridades”, avaliou.

A última carta sorteada por ele foi a do presidente da CMM, David Reis. Segundo Guedes, o vereador só estaria à frente da Mesa Diretora para permitir que o prefeito de Manaus possa governar sem empecilhos.

“Ele está ali para permitir que o David [Almeida] governe sem empecilhos, para anular a função da Câmara. Não julgo a pessoa David Reis, mas como político, presidente, é péssimo”, pontuou.

Confira o programa na íntegra:

Leia mais: Com apenas 10 assinaturas, CPI dos Empréstimos pode ser instaurada via ‘Plano B’

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -