28.3 C
Manaus
terça-feira, abril 15, 2025

No TRE-AM, acadêmicos de Direito vivenciam rotina do Judiciário Eleitoral

A iniciativa reforça a aproximação da sociedade ao trabalho da Justiça Eleitoral

Por

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) recebeu, nesta segunda-feira (14), os estudantes do 7° período do curso de Direito da Faculdade Uninorte. Promovida pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE), a iniciativa permite que os acadêmicos vivenciem a rotina da corte, especialmente, o andamento dos processos julgados pelos membros do Tribunal Pleno.

Antes de iniciar a 25ª sessão ordinária, os acadêmicos receberam explicações sobre o funcionamento da Secretaria Judiciária, conduzidas pelo coordenador de processamento e apoio ao Pleno, Waldiney Albuquerque. Em seguida, o grupo acompanhou a sessão, presidida online pela vice-presidente e corregedora do TRE-AM, desembargadora Nélia Caminha, e composta pelos demais magistrados.

Segundo o diretor da EJE, Dr. Fabrício Marques, iniciativas como esta, que visam aproximar o meio acadêmico do trabalho desempenhado pelo tribunal, são implantadas desde o ano passado. “São ações promovidas no sentido de trazer a sociedade, a comunidade acadêmica, os futuros advogados, para conhecer a realidade da Justiça Eleitoral. É uma atividade muito importante que tem como objetivo, justamente, demonstrar para a sociedade a atuação da Justiça Eleitoral no nosso estado”, assegura o diretor, um dos magistrados que compõem o Pleno.

Para o professor de Direito Eleitoral da instituição, Bruno Lobato, a prática jurídica dos alunos representa uma oportunidade de presenciar o funcionamento do tribunal com atuação dos juízes, advogados das partes e do procurador do Ministério Público Eleitoral.

“O sistema eleitoral, o poder judicial eleitoral, são ferramentas de defesa da nossa democracia. É muito importante que eles, não só como cidadãos, mas como futuros operadores do Direito, possam entender a importância desse órgão do Judiciário, dessa justiça especializada para a manutenção da democracia no país”, ratifica Lobato.

O diretor da EJE, Dr. Fabrício Marques, enfatiza que demais instituições acadêmicas podem buscar uma oportunidade de visita à corte eleitoral, entrando em contato com a coordenadoria, pelo número: (92) 3632-4408. “Estamos abertos às solicitações e o caminho é fazer contato com a nossa escola para que possamos agendar, preferencialmente, nos dias de sessão de julgamento no Pleno e, assim, os alunos possam ter uma experiência ainda mais edificante”, finaliza.

*Com informações do TRE-AM

Leia mais: Diretor da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-AM palestra em curso de Iniciação da Jovem Advocacia

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -