O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) recebeu, nesta segunda-feira (14), os estudantes do 7° período do curso de Direito da Faculdade Uninorte. Promovida pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE), a iniciativa permite que os acadêmicos vivenciem a rotina da corte, especialmente, o andamento dos processos julgados pelos membros do Tribunal Pleno.
Antes de iniciar a 25ª sessão ordinária, os acadêmicos receberam explicações sobre o funcionamento da Secretaria Judiciária, conduzidas pelo coordenador de processamento e apoio ao Pleno, Waldiney Albuquerque. Em seguida, o grupo acompanhou a sessão, presidida online pela vice-presidente e corregedora do TRE-AM, desembargadora Nélia Caminha, e composta pelos demais magistrados.
Segundo o diretor da EJE, Dr. Fabrício Marques, iniciativas como esta, que visam aproximar o meio acadêmico do trabalho desempenhado pelo tribunal, são implantadas desde o ano passado. “São ações promovidas no sentido de trazer a sociedade, a comunidade acadêmica, os futuros advogados, para conhecer a realidade da Justiça Eleitoral. É uma atividade muito importante que tem como objetivo, justamente, demonstrar para a sociedade a atuação da Justiça Eleitoral no nosso estado”, assegura o diretor, um dos magistrados que compõem o Pleno.
Ver essa foto no Instagram
Para o professor de Direito Eleitoral da instituição, Bruno Lobato, a prática jurídica dos alunos representa uma oportunidade de presenciar o funcionamento do tribunal com atuação dos juízes, advogados das partes e do procurador do Ministério Público Eleitoral.
“O sistema eleitoral, o poder judicial eleitoral, são ferramentas de defesa da nossa democracia. É muito importante que eles, não só como cidadãos, mas como futuros operadores do Direito, possam entender a importância desse órgão do Judiciário, dessa justiça especializada para a manutenção da democracia no país”, ratifica Lobato.
O diretor da EJE, Dr. Fabrício Marques, enfatiza que demais instituições acadêmicas podem buscar uma oportunidade de visita à corte eleitoral, entrando em contato com a coordenadoria, pelo número: (92) 3632-4408. “Estamos abertos às solicitações e o caminho é fazer contato com a nossa escola para que possamos agendar, preferencialmente, nos dias de sessão de julgamento no Pleno e, assim, os alunos possam ter uma experiência ainda mais edificante”, finaliza.
*Com informações do TRE-AM
Leia mais: Diretor da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-AM palestra em curso de Iniciação da Jovem Advocacia