A professora e pesquisadora Tanara Lauschner, com 52,86% dos votos, foi a mais votada nesta segunda-feira, 15, para assumir reitora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Ao lado do vice Geone Maia, a educadora deve ficar no comando da instituição no quadriênio 2025-2029.
Tanara e Geone derrotaram o professor da Faculdade de Ciências Agrárias, Marco Antônio de Freitas Mendonça, conhecido como Marcão, que obteve 47,14% dos votos válidos. O segundo turno da eleição foi realizada nessa segunda-feira, 14, em todos os seis campis da Ufam: campi da Ufam: Manaus, Itacoatiara, Benjamin Constant, Coari, Humaitá, e Parintins.
“Essa vitória é de todos e todas que acreditam em uma universidade mais democrática, inclusiva e conectada com os desafios da Amazônia e as reais necessidades da comunidade acadêmica”, destacou Tanara.
“Ao longo de toda a campanha, escutamos professores, estudantes e técnicos e construímos nossas propostas coletivamente com todos. É com esse mesmo espírito que assumimos esse compromisso agora na gestão, trabalhando para que a UFAM volte a ser protagonista”, completou a candidata eleita.
Ao todo, foram 13.154 votantes (votos válidos). Com a chapa “Mudança (número 57), Tanara Lauschner obteve 8.089 votos, sendo 966 votos de docentes, 483 de técnicos-administrativos e 6.640 de discentes.
Já Marcão, com chapa 25 – “Por uma UFAM que humaniza, inclui e transforma”, formada com o professor Armando Araújo de Souza Júnior como candidato a vice-reitor, chegou a 5.062 votos, sendo 706 votos de docentes, 894 de técnicos-administrativos e 3.462 de discentes.
A apuração foi realizada no auditório da ADUA, transmitida ao vivo pelo canal no YouTube da Seção Sindical e pode ser reassistida aqui. Com a vitória, os nomes de Tanara e Geane serão enviadas ao Governo Federal e cabe ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a nomeação oficial.
“Vencemos: a Ufam disse sim para a mudança! Foram mais de 8 mil votos de docentes, discentes e técnicos-administrativos que acreditaram no nosso projeto coletivo para a universidade e na experiência de Tanara e Geone e nos levaram à vitória. Nosso muito obrigado a todos que participaram desse processo democrático”, declarou a chapa Mudança, nas redes sociais.
De acordo com a Ufam, seguindo o Anexo do Regimento, o prazo para interposição de recursos vai até 15 de abril (terça-feira). Para a mesma data está prevista a divulgação de eventuais resultados de recursos pela Comissão organizadora. O resultado final da Consulta será anunciado até 16 de abril (quarta-feira).
As chapas deverão entregar as prestações de contas no período de 15 a 17 de abril. Já o envio do relatório final da Consulta pela Comissão ao Conselho Universitário (Consuni) está previsto para ocorrer até o dia 22 de abril (terça-feira).