A Comissão de Infraestrutura (CI) aprovou nesta semana a criação de subcomissão temporária para examinar a situação criada pela deterioração da BR-319, rodovia que liga Manaus a Porto Velho, permitindo a integração de Roraima e do Amazonas com o restante do território nacional.
A subcomissão deverá “sugerir providências para a solução, no menor tempo possível, para resolver esse problema, diante das dificuldades impostas aos moradores de toda essa região e dos problemas econômicos criados pela atual conjuntura”, diz o requerimento apresentado pelo senador Plínio Valério (PSDB-AM).
Composta de cinco membros titulares e igual número de suplentes, a subcomissão terá o prazo de funcionamento de 360 dias.
STF é acionado
Na última semana, o senador Plínio Valério informou ter protocolado uma arguição de descumprimento de preceito fundamental (ADPF) no Supremo Tribunal Federal (STF) para questionar a falta de investimentos federais em infraestrutura viária no estado do Amazonas.
O parlamentar criticou a lentidão na recuperação da BR-319, essencial para integrar o estado ao restante do país, e afirmou que a ação busca garantir o cumprimento do princípio constitucional da igualdade entre as regiões brasileiras.
Leia mais: Ônibus sendo engolido pela BR-319 vai parar na Aleam e deputados denunciam situação