24.3 C
Manaus
sábado, abril 12, 2025

Debate Político: Diego Afonso comenta possíveis alianças políticas e faz avaliação sobre CMM

O vereador de Manaus foi o entrevistado da semana no programa Debate Político

Por

O programa Debate Político, do O Convergente, da terceira temporada foi ao ar nessa terça-feira (8), e recebeu o vereador de Manaus Diego Afonso (UB), em uma entrevista mediada pela apresentadora Letícia Barbosa. O programa é exibido todas as terças-feiras, às 20h30, com transmissão pelo canal 8.2 da TV aberta e pelo youtube da Rede Onda Digital.

No início do programa, o vereador comentou sobre o novo mandato na Câmara Municipal e detalhou o que teria mudado do mandato anterior para o novo. O vereador ainda comentou sobre a possível federação entre o União Brasil e o Progressistas.

“Fui nomeado líder [na CMM] e é uma responsabilidade grande, é uma bancada que já iniciou grande e que hoje o União Brasil deve aprovar a federação com o Progressistas, que tem dois vereadores. Portanto, a maior bancada será dessa federação. Não tenho dúvidas que o TSE deve aprovar essa federação, que será conduzida pelo nosso governador Wilson Lima”, afirmou.

Ao decorrer do programa, o vereador fez análises sobre o posicionamento da CMM, que tem se dividido entre vereadores de base e oposição.

Para Diego Afonso, a função do vereador deve ser de fiscalizar, no entanto, ‘hoje’ a Câmara não consegue aprovar um pedido simples de informação. “A função do vereador é fiscalizar e eu não tenho dúvidas que, se ele faz isso, melhora a qualidade de vida da população. Agora, se somente uma pequena parcela faz isso, acontece o que vem acontecendo com a Câmara, de pedidos de explicação não passa, a base do prefeito acha, a mero prazer, de derrubar”, alegou o vereador.

União Brasil e Eleições 2026

Como ex-presidente municipal do União Brasil, Diego Afonso revelou algumas estratégias que o partido deve adotar nas eleições de 2026.

“Acho que o União Brasil terá uma candidatura majoritária. […] Nosso grupo tem a maior bancada na Assembleia e, agora, com essa federação, tem a maior bancada na Câmara Municipal de Manaus. Fez o maior número de prefeitos, é sem dúvida o maior partido do Amazonas e, agora, será uma das federações mais fortes a nível nacional”, iniciou o vereador.

O vereador de Manaus ainda confirmou que o União Brasil deve lançar o nome do governador Wilson Lima para a disputa por uma vaga no Senado Federal.

“Na última reunião que eu tive, inclusive com a nossa bancada, o governador reafirmou que é candidato pelo União Brasil, e assim a gente vem construindo uma eleição”, revelou Diego Afonso.

Apesar de comentar sobre os planos do União Brasil para a próxima eleição, o vereador não confirmou que deve disputar uma vaga na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), mas destacou que está preparado caso venha a concorrer ao pleito.

“Então, é natural que se nós estivermos inseridos, seja num projeto para deputado estadual, eu estarei preparado. Tendo em vista que eu represento um grupo político do sul do Amazonas, que é liderado pelo meu pai, o deputado Adjunto Afonso […], é natural que passe por ele também, mas acredito que a maturidade política já chegou”, disse.

Jogo das Cartas

No Jogo das Cartas do Debate Político, a primeira imagem sorteada pelo entrevistado foi a do senador Omar Aziz (PSD). Questionado sobre a possibilidade de formar uma aliança com o senador em um provável apoio à candidatura de Aziz para o governo, Diego Afonso não descartou.

“Existe! O governador Omar, inclusive, existem prefeitos do nosso grupo que foram capitaneados e filiados no partido do Omar. Ele tem o apoio significativo de prefeitos, de ex-prefeitos e atuais administradores na gestão pública interiorana”, pontuou.

A segunda imagem sorteada pelo vereador foi a do prefeito David Almeida (Avante). Na avaliação dele, o prefeito demonstrar ‘estar de costas’ para a realidade de Manaus, com relação a definição do que seria prioridade para a gestão.

“Demonstra que o prefeito está de costas para a realidade de Manaus. Vou mais além, os serviços básicos que a prefeitura gerencia estão insuficientes, por isso que não conseguimos ver a prefeitura tapando buraco. Se você por no interior, as ruas estão melhores do que em Manaus”, opinou.

Confira a entrevista completa:

Leia mais: Debate Político: Coronel Rosses avalia trabalho da base e da oposição na Câmara Municipal

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -