Além do governador Wilson Lima (UB), o ato convocado pelo ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) na Avenida Paulista, em São Paulo, em favor da anistia aos envolvidos no 8 de janeiro de 2023, contou com mais dois políticos do Amazonas, o deputado federal Alberto Neto e a deputada estadual Débora Menezes.
Os parlamentares integram o mesmo partido do ex-presidente, o PL, e têm ligação próxima com o político. Débora Menezes é filha do ex-superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa), coronel Alfredo Menezes, que é padrinho de casamento de Bolsonaro.
Nas redes sociais, Débora compartilhou diversos registros com o ex-presidente e ironizou as condenações impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) aos envolvidos no 8 de janeiro.
Em uma das publicações, a deputada publicou a foto de um batom, cujo item se tornou em um símbolo da mobilização bolsonarista. O objeto faz alusão ao episódio envolvendo a cabeleira Débora Rodrigues dos Santos, que teria usado um batom para escrever “Perdeu, mané” em uma famosa escultura em frente ao STF, e que foi condenada a 14 anos de prisão pelo ato de vandalismo.
“Cuidado! Estou armada e acreditem… essa ‘arma’ pode te condenar a 14 anos de prisão!”, ironizou Débora Menezes, nas redes sociais.
Ver essa foto no Instagram
Alberto Neto
Outro nome que tem ganhado destaque no palanque de Bolsonaro, é o deputado Alberto Neto, que já teve amplo apoio do ex-mandatário para as eleições municipais 2024, ocasião em que concorreu para Prefeitura de Manaus. O político teve também confirmado pelo próprio Bolsonaro como o candidato do PL para disputar o pleito 2026 como possível candidato ao Senado.
Nas redes sociais, Alberto Neto também compartilhou diversos registros da manifestação desse domingo, 6, ao lado de Bolsonaro. Em uma das publicações, o político amazonense teceu críticas aos julgamentos dos envolvidos ao 8 de janeiro e pediu por liberdade e justiça.
“Mais de mil brasileiros seguem presos ou condenados, muitos sem julgamentos justos ou com penas desproporcionais. É hora de virar essa página. É hora de reconstruir o Brasil com liberdade e sem perseguição política”, publicou Alberto Neto, nas redes sociais.
Ver essa foto no Instagram
Ato na Paulista
A manifestação desse domingo, 6, na Avenida Paulista é a segunda convocada pelo ex-presidente em menos de um mês em defesa da anistia dos condenados pelo 8 de janeiro de 2023. O primeiro ato ocorreu no último 16 de março, antecedendo ainda o julgamento que tornou Bolsonaro réu por suposta tentativa de golpe de Estado.
Veja também: Ato pró-Bolsonaro atrai multidão no RJ, mas tem baixa adesão em Manaus
O protesto desse domingo, 6 de abril, contou ainda com o governador Wilson Lima, que foi ao movimento após se curar da Covid-19. Em uma foto publicada nas redes sociais, Wilson Lima também reafirmou o apoio ao ex-presidente.
Além de Wilson Lima, participaram do evento outros governadores como Tarcísio de Freitas (Republicanos) de São Paulo, o Ratinho Jr. (PSD), do Paraná, Cláudio Castro (PL), do Rio de Janeiro; e Jorginho Mello (PL), de Santa Catarina.