O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (UB), destacou nesta quinta-feira, 3, a importância da participação do estado do Amazonas na 30ª Conferência das Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em novembro deste ano, em Belém, no Pará. O parlamentar ressaltou que o estado precisa ser visto não apenas como um símbolo da preservação ambiental, mas também como um local com potencial para o desenvolvimento econômico e social.
“O Amazonas é um estado que precisa e deve contribuir com a COP30. Nós vamos estar presentes, vamos construir juntos. Mas não podemos esquecer de levar desenvolvimento e a oportunidade para o nosso interior, com geração de renda e emprego”, afirmou Roberto Cidade.
O presidente da Aleam frisou ainda a necessidade de se buscar novas matrizes econômicas para os municípios do estado. “Os municípios do Amazonas precisam ter oportunidades, e a COP30 também tem que enxergar a Amazônia, tem que enxergar o Amazonas”, salientou.
O pronunciamento foi realizado durante a 5ª Edição do Fórum Estadual das Casas Legislativas do Amazonas (Feclam), que está sendo promovido pela Assembleia Legislativa do Amazonas nos dias 3 e 4 de abril. O evento, que tem como tema “Legislar para o Futuro: Sustentabilidade, Desenvolvimento e Participação Popular”, reúne políticos e autoridades de diversas partes do estado para discutir soluções para os desafios socioambientais da região.
A solenidade de abertura do Feclam ocorreu às 18h desta quinta-feira, no auditório Belarmino Lins, localizado na avenida Mário Ypiranga Monteiro, nº 3.950, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul de Manaus. Durante o evento, temas centrais como sustentabilidade e desenvolvimento foram debatidos com o objetivo de fortalecer a participação popular nas decisões políticas e sociais do estado.