28.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 3, 2025

Gestão de Socorro Nogueira, em Rio Preto da Eva, entra na mira do TCE-AM por suposta irregularidade em licitação

O contrato tinha como objetivo a aquisição de fardamento escolar

Por

A Prefeitura de Rio Preto da Eva, que tem como prefeita Socorro Nogueira (UB), está na mira do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), após o órgão acatar uma representação com pedido de medida cautelar, por possíveis irregularidades cometidas na administração pública. A informação consta no Diário Oficial do TCE, edição de 31 de março.

Em consulta ao processo 10983/2025, que deu origem à apuração do TCE-AM, a denúncia aponta uma possível irregularidade acerca da licitação do Pregão Eletrônico Nº 002/2025, para aquisição de fardamento escolar.

Segundo a denúncia, o edital do pregão eletrônico possuía descrições incompletas e divergentes, além de não ter atendido a legislação vigente. Ainda de acordo com a denúncia, em análise ao edital, foi possível apontar exigências ilegais que ‘direcionam’ a licitação e ‘cerceiam a possibilidade de participação’ de inúmeros licitantes.

Um dos exemplos que foi apontado ao TCE como possível irregularidade foi que o edital não teria exposto especificações usuais de mercado, “contendo exigências meramente cerceadoras e direcionadas”. O edital ainda estabelecia um prazo de três dias úteis para que o concorrendo fizesse a apresentação de amostras.

“Nesse ponto ao que nos parece é que alguma empresa previamente escolhida para o referido fornecimento, já
possui a amostra pronta e devidamente personalizada para ser entregue, tornando este prazo completamente IMPOSSÍVEL DE SER CUMPRIDO aos demais participantes”, diz um trecho da denúncia.

A denúncia acatada pelo TCE solicita a suspensão do processo licitatório, para evitar maior dano ao erário.

Na análise do TCE, o pedido de representação foi preenchido e, com isso, o órgão decidiu admitir a representação e deve iniciar a apuração das possíveis ilegalidades. O processo foi encaminhado para o conselheiro Luis Fabian Pereira Barbosa, que será o relator do caso.

Outro lado

O Convergente entrou em contato com a Prefeitura de Rio Preto da Eva para um posicionamento a respeito da denúncia e da representação acatada pelo TCE-AM e aguarda retorno.

Leia mais: TCE-AM reforça parceria institucional com a Aleam durante entrega da Prestação de Contas

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -