Nesta segunda-feira (31), os vereadores iniciaram a semana de trabalho na Câmara Municipal de Manaus (CMM) com discursos voltados às fiscalizações que foram realizadas nos últimos dias, tanto por vereadores de oposição quanto por parlamentares da base, além de votarem projetos de leis, moções e requerimentos.
Os discursos na tribuna foram iniciados pelo vereador Aldenor Lima (UB), que pediu esclarecimentos a respeito de uma nova regra do Samu que proíbe a entrada de animais nas dependências do prédio, além de exigências como castração, entrada de animais já conhecidos pelos funcionários, entre outros.
O vereador Coronel Rosses (PL) continuou com os discursos na tribuna da CMM, comentando sobre as fiscalizações da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc) na Feira da Banana.
Outro discurso sobre fiscalização foi o do vereador Jaildo Oliveira (PV), que relatou infração de empresas de ônibus em retirar cadeiras de cobrador, descumprindo a Lei 2.898 de novembro de 2022, que dispõe sobre os Serviços de Transporte Público Coletivo de Passageiros.
O vereador Joelson Silva (Avante) usou a tribuna para repudiar atos de violência no trânsito contra mulheres. Já o vereador Roberto Sabino (Republicanos) discursou sobre o aumento de casos de violência no Brasil e sobre a falta de segurança pública.
Ainda durante a sessão, o vereador Capitão Carpê (PL) exibiu as condições de risco em frente a casa de uma moradora do bairro Campos Dourado, e solicitou uma intervenção da Prefeitura de Manaus.
Também sobre infraestrutura, o vereador Rodrigo Guedes (PP) falou sobre as condições de uma rua no bairro São Raimundo. O vereador também ainda informou que ingressou com um requerimento para tentar abrir uma CPI na Câmara Municipal, para buscar informações sobre os empréstimos feitos pela gestão municipal.
O vereador Eurico Tavares (PSD) falou sobre a falta de energia em Manaus e denunciou ‘abuso de poder e valores’ por parte da concessionária de energia.
O vereador Raulzinho (MDB) discursou na tribuna a favor sobre a criação da ‘Casa do Autista’ em Manaus e afirmou que o projeto pode ser realizado a partir do empréstimo aprovado na CMM. O vereador Professor Samuel (PSD) usou a tribuna para parabenizar o aniversário do bairro Japiim.
Após os discursos, os vereadores iniciaram a votação de projetos de leis, moções e requerimentos. A votação foi presidida pelo vereador Raulzinho. Entre as pautas que entraram em votação projetos como corrida em combate a violência contra a mulher, programa municipal de medidas educativas para usuários de drogas, isenção de cobrança do IPTU para mães solteiras de crianças com autismo, entre outros.
Leia mais: Com federação em análise, PP e União Brasil podem formar maior bancada da CMM