O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a falar sobre a intenção de incorporar a Groelândia ao território norte-americano. Durante uma entrevista para um podcast, o republicano disse que “odeia dizer assim”, mas que pretende tomar a ilha.
“Odeio dizer isso assim, mas vamos ter que tomar posse deste imenso território ártico”, declarou Trump, ao podcast The Vince Show, na quarta-feira, 26, ao comentar a visita de seu vice, J.D. Vance, à ilha no Ártico.
Nesta sexta, 28, o presidente também falou sobre o assunto e disse que tomar a Groenlândia é uma situação de “segurança internacional”.
“A Groenlândia é sobre a paz mundial. Precisamos da Groenlândia. É muito importante para a segurança internacional. Se você olhar para as hidrovias, verá que há navios chineses e russos por todo lugar… Não estamos contando com a Dinamarca ou qualquer outro país para cuidar dessa situação”, afirmou a repórteres na Casa Branca.
Segundo a imprensa internacional, J.D. Vance visita a ilha desde quinta-feira, 27, e deve permanecer até este sábado, 29. O território, apesar de ter um governo autônomo, pertence à Dinamarca. Para Trump, a ilha poderia abrigar infraestrutura militar para monitoração de possíveis ataques vindos da Rússia ou Europa.