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segunda-feira, março 31, 2025

Wilson Lima destaca a importância econômica do Festival de Parintins para o Amazonas

Para 2025, estimativa é que o evento movimente mais de R$ 180 milhões e atraia cerca de 120 mil pessoas para o município

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O governador Wilson Lima lançou, nesta sexta-feira (28), o 58ª Festival Folclórico de Parintins, reforçando a importância do festival para a economia do estado. A edição de 2025 acontecerá nos dias 27, 28 e 29 de junho e tem a estimativa de injetar mais de R$ 180 milhões no mercado local, além de atrair milhares de turistas para o Amazonas. A cerimônia aconteceu no Teatro Amazonas e reuniu autoridades, patrocinadores do evento, além de dirigentes, itens oficiais e torcedores dos bois Caprichoso e Garantido.

“Não é só um espetáculo, é algo de um povo que canta, dança e que defende sua identidade. Lá em 2019, quando assumimos, o Festival de Parintins passava por algumas dificuldades e desafios. Não foi fácil reescrever essa história, apesar da força que o festival tinha. Hoje, o festival está mais forte, mais vibrante e o mundo mais uma vez quer vir para Parintins. O município e o festival atingiram um patamar que não pode mais retroceder”, afirmou Wilson Lima.

Para 2025, cada bumbá vai receber do Governo do Estado patrocínio direto no valor de R$ 5 milhões. De acordo com o governador Wilson Lima, o Festival de Parintins deve movimentar R$ 184 milhões este ano, um aumento de 2,26% em relação a 2024, quando o evento gerou R$ 180 milhões.

Em 2023, o festival injetou cerca de R$ 146 milhões na economia. O crescimento reforça a importância da festa para o setor econômico, impulsionando, consequentemente, áreas como o turismo, comércio e serviços.

Na área de turismo, a projeção é que o festival atraia mais de 120 mil pessoas, impactando diretamente nas operações aéreas e fluviais em direção a Parintins, bem como os setores de hotelaria, gastronomia e transporte.

O festival é um dos principais motores da economia local, gerando mais de 29 mil postos de trabalho diretos e indiretos no município. Além disso, os bois-bumbás Caprichoso e Garantido são responsáveis por aproximadamente 5 mil empregos diretos, envolvendo artistas, músicos, dançarinos, artesãos e diversos profissionais que trabalham na produção dos espetáculos.

O presidente do boi bumbá Caprichoso, Rossy Amoedo, destacou que a cada real investido no Festival de Parintins, o fomento à cultura parintinense e ao turismo da cidade se multiplica por R$ 10, beneficiando artistas locais e a população em geral e ressaltou a importância do apoio que o festival tem recebido do Governo do Amazonas desde 2019. “Existe uma sensibilidade muito grande do governador de fomentar a cultura de Parintins. É entender o quanto o povo parintinense e os municípios vizinhos dependem da pujança da economia do município. Quando o governador investe nessa festa, assegura um grande festival, segurança, saúde e infraestrutura”, pontuou o presidente.

Já o presidente do boi Garantido, Fred Góes, afirmou que além do fomento destinado diretamente pela atual gestão, a articulação do Governo do Amazonas permitiu que a festa expandisse a sua relevância para outros agentes. “No governo Wilson Lima, a preocupação com o festival foi grande na preparação da cidade, na questão da divulgação para fora do estado, trazendo pessoas importantes do empresariado para que assistisse o festival e pudesse contribuir como patrocinador. Isso foi super importante para esse crescimento econômico do evento”, frisou Fred Góes.

O evento de lançamento marca oficialmente o início dos eventos do calendário do Festival na capital, incluindo os Ensaios dos Bumbás, que acontecerá todo sábado, até o mês de junho, no Sambódromo. A primeira edição do ensaio acontece neste sábado (29/03), com apresentações dos dois bumbás.

Patrocinadores

O 58º Festival Folclórico de Parintins é realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC), Ministério da Cultura e Ministério do Turismo. Entre os patrocinadores estão a Coca-Cola, Samel, Bemol, Vivo, Natura, Eneva, Assaí Atacadista, Azul Linhas Aéreas e Bradesco, além do apoio da Maná, Prefeitura de Parintins e Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur).

A Coca-Cola é a marca patrocinadora mais antiga do Festival de Parintins, destinando recursos desde 1995 para fortalecer a economia regional e preservação da cultura amazônica.

O diretor sênior de Assuntos Públicos, Comunicação e Sustentabilidade para o Brasil e o Cone Sul da Coca-Cola, Gustavo Biscassi, afirmou que em 2025 a marca manterá a união de forças com o Governo do Amazonas para impulsionar o Festival de Parintins.

“Há mais de 30 anos investimos no Estado, promovendo o crescimento, gerando empregos e valorizando os talentos desta terra. Atuamos em conjunto com o governo e a sociedade para fortalecer uma economia mais sustentável e inclusiva. Juntos, estamos construindo uma agenda positiva para o Festival e para a cidade de Parintins”, concluiu.

*Com informações da assessoria

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