28.3 C
Manaus
domingo, março 30, 2025

Projeto de Saullo Vianna contra uso criminoso de IA em crianças tem parecer aprovado na Câmara

O Projeto de Lei 177/2024 teve parecer aprovado nesta quarta-feira, 26, pela Comissão de Educação

Por

A proposta do deputado federal licenciado Saullo Vianna (UB-AM) para combater crimes digitais, praticados com o uso de Inteligência Artificial (IA) em crianças e adolescentes, avançou na Câmara dos Deputados. O Projeto de Lei 177/2024 teve parecer aprovado nesta quarta-feira, 26, pela Comissão de Educação.

Segundo Saullo Vianna, o PL 177/2024 pretende instituir uma campanha de conscientização e prevenção contra crimes cibernéticos cometidos contra crianças e adolescentes, considerados grupos mais vulneráveis.

“Foi aprovado hoje na Câmara dos Deputados, na Comissão de Educação, o Projeto de Lei 177/2024, de nossa autoria, que trata sobre instituir uma Campanha Nacional de Conscientização, Prevenção e Combate a Crimes Digitais contra pessoas com deficiência, crianças e adolescentes, principalmente com o uso de inteligência artificial”, destacou Vianna.

Ainda de acordo com Vianna, que está licenciado do cargo de deputado federal após assumir a vaga de secretário de Assistência Social de Manaus, a Inteligência Artificial tem sido utilizada de forma criminosa na disseminação de conteúdos abusivos e é necessário o enfrentamento dessa ameaça.

“A inteligência artificial tem sido usada de forma criminosa para produção e disseminação de conteúdos abusivos e humilhantes. Isso é inaceitável. O nosso projeto de lei vem para que haja mais conscientização, informação e, principalmente, ferramentas para combater esse tipo de crime”, afirmou.

O PL

Segundo a Câmara dos deputados, texto aprovado é o substitutivo da relatora, deputada Franciane Bayer (Republicanos-RS), ao Projeto de Lei 177/24, de Saullo Vianna, e ao apensado – o PL 349/24, da deputada Maria Rosa (Republicanos-SP).

Conforme a Câmara, a relatora optou por direcionar a medida à proteção de crianças, adolescentes e pessoas com deficiência, como faz o apensado.

De acordo com o texto, o governo federal em parceria com estados, Distrito Federal e municípios e entidades da sociedade civil, devem desenvolver a campanha, incluindo palestras, congressos e seminários sobre ética e consequências de crimes cibernéticos.

O PL prevê ainda a divulgação de mensagens informativas, tanto em TV e rádio, quanto na internet, sobre medidas de combate e prevenção aos crimes digitais contra esses grupos.

Aprovação

Agora, a proposta seguirá para outras comissões e, se aprovada, poderá ser levada ao plenário da Câmara antes de ser encaminhada ao Senado.

 

 

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -