27.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 21, 2025

Em evento com gestores, Wilson Lima defende integração entre Estado e municípios para fortalecer o SUS

O encontro, que começou nesta quarta-feira (19/02), segue até sexta-feira (21/02), visando a integração e o fortalecimento do SUS, no estado

Por

O governador Wilson Lima participou, na manhã desta quarta-feira (19/02), da abertura do evento ‘Acolhimento dos Gestores Municipais de Saúde do Estado do Amazonas’, no Centro de Convenções Vasco Vasques, zona centro-sul. Realizado a cada quatro anos, durante as mudanças nas gestões municipais, o encontro promove o debate de políticas públicas e o fortalecimento da rede pública de saúde no interior.

Sob coordenação do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), junto ao Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-AM) e com apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o evento segue até o dia 21/02 no espaço e conta com a participação de secretários e representantes de saúde dos 62 municípios do estado.

“O diálogo é muito importante. Não tem como o Estado se preocupar com as questões que são do Estado sem considerar o que diz respeito aos municípios do Amazonas. Sabemos que há um desequilíbrio grande em relação à saúde da capital e do interior, porque aqui se concentram os serviços. Temos mantido esse diálogo com as prefeituras para levar esse apoio e atendimento especializado”, destacou o governador Wilson Lima.

Entre os temas que serão debatidos nos três dias de evento, estão o funcionamento do SUS, políticas desenvolvidas, projetos em andamento, controle social, vigilância, saúde indígena, processo de regionalização da saúde no estado, novos modelos de financiamentos, além da ampliação de serviços e expansão da Telemedicina.

De acordo com a secretária de Saúde, Nayara Maksoud, o encontro faz parte do olhar estratégico do Governo do Amazonas para os desafios de cada município e promove a integração entre os gestores da saúde do interior.

“Estamos muito felizes com a possibilidade de fazer cada vez mais e melhor na saúde do nosso estado.  Esse evento é uma imersão mesmo e estamos com uma estrutura bem-feita para que possamos dialogar sobre saúde”, disse a secretária de Saúde do Amazonas, Nayara Maksoud.

A presidente do Cosems, Maria Adriana Moreira, ressaltou que o evento também é uma oportunidade para os novos secretários municipais se aprofundarem em temas importantes para a rede pública de saúde. “Cerca de 50% dos municípios mudaram seus gestores municipais, então esse é um espaço onde a gente está realizando troca de experiências e capacitando esses profissionais”, disse a presidente do Cosems, Adriana Moreira.

Para os secretários de saúde presentes no evento, a parceria com o Governo do Amazonas é essencial no planejamento das demandas no interior do estado, como aponta a titular da pasta de saúde do município de Humaitá, Sara Riça.

“Esse diálogo do Estado com os municípios tem se tornado importantíssimo, porque a partir do momento que o Estado observa os municípios e suas necessidades, a gente consegue melhorar a saúde para a população”, falou a secretária de Saúde de Humaitá, Sara Riça.

Regionalização da saúde

No início de fevereiro, o governador Wilson Lima lançou o Programa de Fortalecimento e Repactuação da Saúde no Interior, que vai permitir o repasse de recursos estaduais diretamente (fundo a fundo) para as prefeituras e, de forma inédita, a ampliação da participação do Estado no cofinanciamento dos atendimentos realizados pelos municípios.

Os municípios recebem recursos federais de forma direta e, com a repactuação, o Governo do Estado, que já fornece apoio através de contrapartida indireta com a oferta diversos serviços, como remoção aérea, recursos humanos e contas públicas (água e luz), também passará a destinar recursos para que as prefeituras realizem esses serviços.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -