29.3 C
Manaus
quinta-feira, fevereiro 20, 2025

Aprovados em concurso cobram respostas da Prefeitura de Manacapuru após suspensão judicial

Em janeiro, a Justiça do Amazonas suspendeu o certame por indícios de irregularidade; Cerca de 2,6 mil foram aprovados no concurso

Por

Aprovados em concurso público da Prefeitura de Manacapuru realizaram, nessa segunda-feira (17), um protesto cobrando a homologação do certame. Em janeiro deste ano, as provas foram suspensas pela Justiça do Amazonas por indícios de irregularidade, conforme noticiou O Convergente.

A manifestação reuniu dezenas de aprovados, que saíram às ruas de Manacapuru com cartazes. Os manifestantes também se posicionaram em frente a Câmara Municipal de Manacapuru, onde cobraram posicionamento dos parlamentares, além de pedirem para entrar para acompanhar a sessão plenária.

Antes mesmo da manifestação nas ruas, os aprovados já faziam cobranças nas redes sociais da Câmara Municipal de Manacapuru. “Já deu esse silêncio dos vereadores, vocês precisam ajudar os aprovados no concurso”, escreveu um usuário.

“Se vocês querem ajudar a população, comecem olhando também para os aprovados no concurso de Manacapuru”, disse outro usuário. “Estamos a espera de uma resposta, pois tivemos gastos para fazer a prova”, escreveu outro.

Ao todo, foram 2,6 mil aprovados no concurso da Prefeitura de Manacapuru. Os aprovados estão divididos nas vagas de nível médio e superior, com salários que chegam a até R$ 4 mil.

Suspensão

Conforme noticiou O Convergente, em janeiro, o Tribunal de Justiça do Amazonas determinou a suspensão de seis editais do concurso público municipal, realizado em 2024, por supostas irregularidades no processo, sob pena de multa diária.

De acordo com a ação, as supostas irregularidades foram apontadas nos editais 02/2024, 03/2024, 04/2024, 05/2024, 06/2024 e 07/2024. Entre as irregularidades apontadas pelo órgão estavam a ausência de espelho do cartão resposta para os candidatos, a não possibilidade de candidatos já inscritos optarem por vagas destinadas às cotas, a não reabertura do prazo de inscrição, entre outras.

O juiz ainda afirmou que as supostas irregularidades apresentadas pelo Ministério Público do Amazonas foram classificadas como suposta violação aos princípios da legalidade, isonomia e da competição no certame público provocada.

Ainda de acordo com a decisão, a suspensão do concurso público também ocorre devido a possibilidade de risco de dano ao candidato.

Outro lado

O Convergente buscou contato com a Prefeitura de Manacapuru para questionar se a gestão irá recorrer da decisão da Justiça. A equipe também entrou em contato com a Câmara Municipal de Manacapuru para questionar o motivo da falta de cobrança sobre o concurso.

Até a publicação desta matéria, não houve retorno das partes. O espaço segue aberto.

Leia mais: Justiça rejeita recurso da Prefeitura e barra aumento da passagem de ônibus em Manaus

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -