30.3 C
Manaus
quarta-feira, fevereiro 19, 2025

Apesar da pressão de Lula, Marina Silva contraria governo e ‘descarta’ exploração de petróleo na Amazônia

No mesmo dia, o presidente do Brasil afirmou que a ministra não seria contra a exploração de petróleo na Amazônia

Por

O clima de desentendimento do governo federal ficou exposto, nessa sexta-feira (14). Enquanto o presidente Lula (PT) defendia a exploração de petróleo na Amazônia, a ministra Marina Silva contrariou o discurso do chefe da República. A colocação de ambas as autoridades expõe um conflito de ideias dentro do Governo Lula.

Desde o início da semana, o presidente Lula tem defendido a possibilidade da Petrobras explorar se há petróleo na Foz do Amazonas. Em entrevista na sexta-feira, Lula afirmou que a ministra Marina Silva ‘jamais será contra’ o governo explorar a região amazônica.

“A gente quer mostrar para o Ibama, para a companheira Marina, que é plenamente possível fazer a prospecção de petróleo […]. Eu tenho certeza que a Marina jamais será contra, porque a Marina é uma pessoa muito inteligente”, alegou Lula.

No mesmo dia, Marina Silva comentou que o governo federal faria uma transição energética para o fim do uso do combustível fóssil, contrariando assim o planejamento do presidente Lula.

“Vamos triplicar a energia renovável, duplicar a eficiência energética, fazer transição para o fim do uso do combustível fóssil em países produtores e países consumidores”, destacou a ministra.

De acordo com a ministra, é necessário fazer uma transição justa, o que será realizada pelo governo federal. “Agora não tem para onde fugir! As decisões foram tomadas na COP28, nos Emirados Árabes Unidos. […] Ao mesmo tempo, sermos capazes de fazermos uma transição justa, ao mesmo tempo para os mais vulneráveis”, pontuou.

Leia mais: Lula volta a defender que Pará deveria ter sediado Copa do Mundo no lugar no Amazonas

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -