O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), se manifestou nesta quinta-feira , 12, contra as declarações do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), e afirmou que destinou mais de 70% das suas emendas para Manaus em 2024. Durante sessão na Aleam, Cidade defendeu criticou a gestão municipal e, ainda, o aumento na tarifa de ônibus, que entrará em vigor neste sábado, 15.
“Faço questão de vir à tribuna e dizer para a cidade de Manaus que, como deputado, ano passado destinei mais de 70% das minhas emendas parlamentares para Manaus, mas não para a Prefeitura e sim para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e o Centro de Distribuição de Medicamentos do Estado. Foram mais de R$ 19 milhões apenas das minhas emendas”, afirmou Roberto Cidade.
A declaração ocorre após David Almeida chamar os deputados do Amazonas de inúteis por, segundo o prefeito, supostamente não enviarem nenhum recurso para Manaus. Cidade reforçou que a destinação de recursos para Manaus não significa repasse direto para a Prefeitura, rebatendo a insinuação do prefeito de que os deputados estaduais não contribuem para a capital.
“A gente tem que deixar isso bem claro para que a população entenda bem o que de fato os deputados fazem, a contribuição de cada. Continuarei colaborando com a cidade de Manaus”, enfatizou.
Roberto Cidade também criticou o recente reajuste da tarifa de ônibus em Manaus, que subiu para 12,3%, e chamou a atenção para o abandono de terminais de ônibus na capital.
“Os terminais de ônibus estão abandonados. Quando você entra nos terminais, vê a falta de banheiro de qualidade, os trabalhadores informais sem condições adequadas. Precisamos que o prefeito visite os terminais às 5h30 da manhã para ver de perto essa realidade. Não há guarda municipal suficiente, e a promessa de aumentar o efetivo não foi cumprida”, criticou o presidente da Aleam.
Entenda
Na última terça-feira, sem citar nomes, o prefeito David Almeida, disse que há deputados com mandatos inúteis para Manaus por não enviar emendas para a capital.
“Eu vou perturbá-los porque tem deputados eleitos pelo Amazonas que não destinam recursos para ajudar a cidade que o elegeu. O seu mandato é inútil para a população. E nós temos deputados inúteis, federais inúteis em beneficiar o povo. Se beneficiam pessoalmente”, declarou.
O ataque gerou indignação de parlamentares do Amazonas. O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) afirmou que o prefeito de Manaus mentiu ao alegar o não envio de emendas por parte da bancada federal na Câmara.
“O prefeito David Almeida mente. Todos os deputados federais mandaram recursos, tanto para Manaus como para o interior, no interior principalmente porque temos os municípios mais pobres do Brasil. […] Muitas vezes o deputado não manda recursos diretamente para a Prefeitura, porque nós temos um prefeito incompetente”, disse.
Ver essa foto no Instagram