24.3 C
Manaus
quarta-feira, fevereiro 12, 2025

Sem transparência à população, prefeitura aumenta tarifa da conta de água em 12,3% em Manaus

O aumento impacta mais de dois milhões de pessoas na capital e tem gerado críticas e indignação

Por

Sem transparência ou ampla divulgação à população, que foi pega de surpresa, a Prefeitura de Manaus aumentou em 12,32% a conta de água deste mês. Segundo registros, essa é a segunda maior alta tarifária nos últimos seis anos.

Autorizado pela prefeitura, o aumento impacta mais de dois milhões de pessoas na capital e tem gerado críticas e indignação. A concessionária Águas de Manaus já está aplicando a nova tarifa desde janeiro, mas muitos consumidores só perceberam a mudança agora, ao receberem suas faturas, segundo as informações obtidas pela reportagem.

O vereador Rodrigo Guedes criticou duramente a falta de comunicação com a população. Em uma publicação no Instagram, ele denunciou que a prefeitura autorizou o reajuste “na surdina”, sem informar os consumidores e sem transparência no processo:

“Tome marretada na cabeça do cidadão manauara! Na surdina e sem nenhuma transparência, a Prefeitura de Manaus autorizou a Águas de Manaus a aumentar a sua conta de água em 12,32% sem nenhuma informação a você, cidadão manauara! Desde janeiro de 2025, o reajuste já está sendo cobrado! (…) Só pode ter muita gente lucrando com isso e não é você. Tem um esquema muito pesado aí envolvido!”, afirmou o parlamentar, nas redes sociais.

O parlamentar afirmou que sua equipe realizou uma investigação ao longo do dia e que sequer houve notificação oficial ou ampla cobertura da imprensa antes da cobrança do novo valor. O vereador declarou ainda que irá ingressar uma ação na Justiça contra o aumento e denunciar o caso no Ministério Público.

Águas de Manaus

Em nota enviada à reportagem, Águas de Manaus argumentou que o aumento faz parte de uma correção tarifária prevista no contrato de concessão e que a medida foi aprovada pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), que é responsável por fiscalizar e autorizar o reajuste.

A concessionária também destacou que o aumento é necessário para continuar os investimentos em saneamento, garantindo a universalização da distribuição de água e a ampliação do esgotamento sanitário na cidade. A empresa informou ainda que 600 mil pessoas são beneficiadas por tarifas sociais, como a Tarifa Manauara e a Tarifa 10, voltadas para consumidores em situação de vulnerabilidade.

Confira, na íntegra, a nota da Águas de Manaus:

“O saneamento básico de Manaus segue avançando com investimentos contínuos e medidas que garantem qualidade ao serviço. As correções tarifárias anuais estão previstas no contrato de concessão e na lei que regulamenta as concessões públicas e são essenciais para garantir a execução dos investimentos. O reajuste de 2025 passou a vigorar em janeiro, após todas as etapas de aprovação por parte da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman).

Os investimentos feitos desde 2018 garantiram a universalização do serviço de água e a ampliação dos índices de esgotamento sanitário na cidade, com previsão de alcançar 90% de cobertura em menos de dez anos. Além disso, mais de 600 mil pessoas são protegidas pela Tarifa Manauara e pela Tarifa 10, que oferecem descontos à população em situação de vulnerabilidade social.

O litro da água tratada pela concessionária segue custando uma fração de centavo (R$ 0,0006 por litro). Entre os serviços essenciais em Manaus, a água continua sendo o mais barato.”

Ageman, prefeitura e MPAM

O Convergente também entrou em contato com a Ageman e a Prefeitura de Manaus e aguarda posicionamento de ambas as partes. A reportagem também procurou o Ministério Público do Amazonas (MPAM) e solicitou nota para saber de o órgão ministerial acompanha o caso.

 

 

 

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -