Diversas ocorrências foram registradas após o temporal que atingiu Manaus, nessa sexta-feira (24). Além das ocorrências como deslizamentos e alamentos, inundações também foram registradas e, em algumas delas, em prédios que são geridos pela Prefeitura de Manaus.
Na sexta-feira, o prefeito de Manaus David Almeida (Avante) não havia se pronunciado sobre os casos registrados por conta da forte chuva e somente se posicionou sobre as ocorrências quase 24 horas após o temporal.
Ver essa foto no Instagram
Nas redes sociais, manauaras cobraram um posicionamento do prefeito de Manaus – além da Prefeitura – sobre os casos registrados durante o temporal.
“E o prefeito preocupado em falar mal dos Deputados. Cadê ele apresentando projeto pra resolver os reais problemas da cidade?”, questionou uma internauta. “Esse prefeito top, que quando o assunto é infraestrutura e manutenção das vias, tubulação de esgoto é o melhor (contém ironia)”, escreveu outro usuário.
Como noticiou O Convergente, um dos pontos que inundaram foi o Parque Gigantes da Floresta. O local foi construído ao lado de um igarapé na zona Leste de Manaus que, com a forte chuva, acabou transbordando e inundando o parque.
Ver essa foto no Instagram
Pacientes que aguardavam por atendimento também registraram cenas de alagamento dentro da Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. José Amazonas Palhano, também na zona Leste de Manaus.
O telhado da unidade cedeu, o que ocasionou na entrada da água. Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram pacientes e servidores tentando retirar a água acumulada. O incidente levou ao cancelamento dos atendimentos médicos na UBS.
Ver essa foto no Instagram
Em outros pontos da cidade também ocorreram registros de deslizamento. Entre as ocorrências registradas, foram quatro deslizamentos, sendo dois na zona Leste, um na zona Norte e um na zona Sul. Duas alagações, sendo uma na zona Sul e uma na zona Leste.
Três riscos de desabamento, sendo um na zona Oeste e dois na zona Leste, também foram registrados. Uma erosão na zona Centro-Sul. Um risco de tombamento na zona Leste. A central ainda recebeu uma solicitação de vistoria na zona Leste e um tombamento de árvore também na zona Leste.
Ver essa foto no Instagram
O que diz a Prefeitura?
Foi somente neste sábado (25), quase 24 horas depois do temporal, que o prefeito David Almeida (Avante) veio a público se manifestar sobre as ocorrências registradas.
Em uma rede social, o prefeito alegou que a Prefeitura de Manaus tem atuado desde as primeiras ocorrências, para garantir a segurança da população que moram em áreas de risco.
Anteriormente, a única publicação feita no perfil de David Almeida era a respeito de uma obra da sua gestão.
Até então, o único pronunciamento feito sobre o temporal tinha partido da Prefeitura de Manaus, ainda na sexta-feira, onde emitiu notas sobre a situação. De acordo com a administração, algumas situações foram observadas, demonstrando a necessidade de atenção das equipes de campo.
Em relação ao Parque Gigantes da Floresta, a Prefeitura de Manaus apenas informou que o local não funcionaria na sexta-feira, retomando as atividades normalmente neste sábado (25).
Outro lado
O Convergente questionou a Prefeitura de Manaus sobre o motivo pelo qual o prefeito David Almeida não havia se pronunciado anteriormente sobre as ocorrências registradas.
A equipe também questionou quais ações estão sendo realizadas pela Prefeitura de Manaus nos locais em que foram registradas as ocorrências, além do amparo às vítimas, e aguarda retorno.
Leia mais: Após gestão polêmica, David Reis dispensa licitação e fecha contrato milionário na CMM