A Venezuela reabriu sua fronteira com o Brasil nesta quinta-feira, 23, após um fechamento temporário que ocorreu ontem devido a uma série de exercícios militares chamados “Escudo Bolivariano”. A passagem entre os dois países, localizada na cidade de Pacaraima, chegou a amanhecer interditada e militares venezuelano foram vistos fazendo manobras e entrando em território brasileiro.
Veja também: Venezuela fecha fronteira com o Brasil pela segunda vez em menos de um mês
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, o fechamento foi uma decisão das autoridades venezuelanas, que alegaram a necessidade de segurança durante os treinamentos rotineiros.
A reabertura ocorreu sem maiores incidentes, mas gerou preocupações sobre a dinâmica da segurança na região, que é monitorada pela 1ª Companhia Independente de Polícia Militar de Fronteira (1ª CIPMFron).
Tensão
Este foi o segundo fechamento da fronteira em menos de um mês. A primeira interrupção ocorreu no dia 10 de janeiro, data em que Nicolás Maduro tomou posse como presidente da Venezuela pela terceira vez.
A ação ocorre em meio à tensão diplomática entre os dois países, em especial, entre os presidentes Lula (PT) e Nicolás Maduro. Vale lembrar que o governo brasileiro não reconheceu oficialmente a vitória de Maduro nem a da oposição.
Com o bloqueio, o comércio e o trânsito de pessoas entre Brasil e Venezuela foram temporariamente afetados, prejudicando tanto moradores locais quanto os migrantes que utilizam a rota para cruzar a fronteira.