Nesta quarta-feira (22), a Venezuela voltou a fechar temporariamente a fronteira com o Brasil, em Pacaraima, em Roraima. O bloqueio ocorre devido ao início de um exercício militar promovido pelo governo venezuelano, segundo informou a Polícia Militar de Roraima (PMRR). Este é o segundo fechamento da fronteira em menos de um mês.
De acordo com a PMRR, a passagem entre os dois países foi interrompida já na manhã desta quarta-feira, com previsão de reabertura após as 12h. Durante o período de bloqueio, o tráfego de veículos, caminhões e pedestres esteve suspenso, e cones foram colocados para reforçar o fechamento no trecho que liga Brasil e Venezuela.
A 1ª Companhia Independente de Polícia Militar de Fronteira (1ª CIPMFron) está responsável pelo monitoramento da área. Em nota, a PMRR informou que continua acompanhando a situação e que eventuais atualizações serão divulgadas oportunamente.
Bloqueio
O último fechamento da fronteira ocorreu em 10 de janeiro, no dia da posse de Nicolás Maduro para o terceiro mandato como presidente da Venezuela. O governo brasileiro não reconheceu oficialmente a vitória de Maduro nem a da oposição, o que tem gerado tensão diplomática entre os países.
Com o bloqueio, o comércio e o trânsito de pessoas entre Brasil e Venezuela foram temporariamente afetados, prejudicando tanto moradores locais quanto os migrantes que utilizam a rota para cruzar a fronteira. A expectativa é que, com o término dos exercícios militares, o tráfego seja restabelecido.