27.3 C
Manaus
sábado, janeiro 18, 2025

Na Aleam, presidência de Roberto Cidade amplia programa que beneficia população do Amazonas

O Educando pela Cultura já era realizado no âmbito da Aleam e, em oito anos de vigência, impactou cerca de sete mil pessoas

Por

Um dos braços sociais da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o programa Educando pela Cultura, ganha na gestão do presidente Roberto Cidade (UB) ainda mais relevância e protagonismo ao ser transformado na Resolução Legislativa nº 1.076/2024.

A medida, que institui o programa no âmbito da Aleam, por meio da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, permitirá que ele alcance um maior número de pessoas com ações voltadas à conscientização sobre temáticas de extrema relevância para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, como cidadania, direitos civis e humanos.

“O Programa Educando pela Cultura atende a necessidades urgentes da sociedade amazonense ao abordar questões estruturais por meio da educação e da cultura. Sua abordagem inovadora, inclusiva e regionalmente abrangente é essencial para promover mudanças concretas, sensibilizar a população e contribuir para o desenvolvimento sustentável do Estado”, declarou o deputado presidente.

No programa, executado pela Escola do Legislativo, são realizadas atividades com temas relacionados à cidadania e direitos civis; direitos humanos; educação e diversidade; diversidade étnico-racial, religiosa e de gênero; violência contra os povos pretos e pardos; violência contra crianças e adolescentes; valorização da vida; direitos dos povos originários; segurança pública e outros.

O Educando pela Cultura tem como público-alvo servidores do quadro da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, bem como o público em geral, servidores públicos estaduais e municipais, conselhos e movimentos sociais, comunidades escolares e comunidades ribeirinhas.

Antes de ser transformado em Resolução Legislativa, o Educando pela Cultura já era realizado no âmbito da Aleam e, em oito anos de vigência, impactou cerca de sete mil pessoas. 

Vertente

O Educando pela Cultura conta com uma vertente denominada “Educando pelo Amazonas”, cujo objetivo é levar conhecimentos que contribuam para reduzir as desigualdades regionais e aproximar o conhecimento de populações mais isoladas.

“O ‘Educando pelo Amazonas’ leva o programa para além da capital, alcançando municípios e comunidades ribeirinhas, muitas vezes excluídos de iniciativas culturais e educativas. Em dois anos de existência, o projeto já esteve em 19 municípios amazonenses, contemplando 19 mil pessoas. Para este ano, já temos 10 municípios planejados e a expectativa é atender em torno de pelo menos 5 mil pessoas”, adiantou Cidade.

*Com informações da assessoria

Leia mais: Com aumento do uso da IA no Brasil, PL de Roberto Cidade propõe regulamentação da tecnologia no Amazonas

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -