Em mais um capítulo da mudança na comunicação do Governo Federal, a secretária de Estratégias e Redes da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Brunna Rosa Alfaia, foi exonerada do cargo nesta sexta-feira (17). Segundo a CNN, a equipe da Secom teria sido montada pela primeira-dama, Janja.
Nesta semana, o governo Lula foi alvo de críticas com relação às estratégias utilizadas na comunicação. Apesar de já planejar a mudança no núcleo, o presidente Lula (PT) precisou fazer a troca no momento em que o governo estava passando por uma onda de notícias falsas.
Uma das mudanças anunciadas no núcleo foi a saída de Brunna Rosa Alfaia, exonerada do cargo de secretária de Estratégias e Redes. No lugar dela, entrará Mariah Queiroz Costa Silva, nomeada pelo novo ministro da Comunicação, Sidônio Palmeira.
De acordo com o site oficial do governo, entre as competências do cargo ocupado pela aliada da primeira-dama está “planejar e coordenar estratégias e ações prioritárias de comunicação do Poder Executivo, de maneira a identificar oportunidades de promoção e eventuais riscos de imagem”.
Conforme a reportagem da CNN, aliados do presidente Lula acreditam que o primeiro desafio para conseguir avançar nessa área é diminuir a influência da primeira-dama. De acordo com a reportagem, Janja publica constantemente nas próprias redes e tinha uma aliada na pasta da Secom, a qual foi exonerada nesta sexta.
Problemas na comunicação
Ao tomar posse, Sidônio Palmeira elogiou os primeiros dois anos do governo Lula, mas disse que o “bom trabalho” não está sendo visto pela população, o que seria um problema na comunicação.
De acordo com o governo federal, nas últimas semanas, a equipe do deputado Paulo Pimenta (PT) – que deixa a Secom após dois anos no cargo – realizou a transição das administrações.