As movimentações para as eleições 2026 continuam no cenário político do Amazonas. Apesar de faltar um ano para as eleições gerais, os políticos já iniciaram as tratativas sobre o pleito. Com isso, rumores nos bastidores políticos apontaram uma possível candidatura do deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) para o Senado Federal. Mesmo com os rumores, Alberto Neto ainda não comentou sobre o assunto.
Segundo informações de bastidores, o nome de Alberto Neto estaria sendo citado nos bastidores do PL Amazonas para concorrer a uma das vagas no Senado Federal. Em 2026, os eleitores amazonenses devem eleger 2 representantes para ocupar duas das três cadeiras da bancada do Amazonas no Senado.
A possível candidatura de Alberto Neto, no entanto, deve passar pela aprovação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Vale lembrar que o próprio ex-presidente foi quem escolheu o deputado federal para ser o candidato do PL na corrida pela Prefeitura de Manaus. Além de ter o escolhido, Bolsonaro também participou do evento de pré-campanha, além de ter o apoiado na reta final da eleição, em uma visita feita na capital amazonense.
Com os rumores ganhando força, o vice-presidente do PL Amazonas, o deputado estadual Delegado Péricles, foi questionado sobre a possibilidade da candidatura de Alberto Neto durante uma entrevista.
Ao responder sobre o questionamento, o vice-presidente do PL-AM não falou se já houveram conversas sobre essa possibilidade. Porém, ele destacou que Alberto Neto “se credenciou” para ser uma opção por conta do desempenho nas eleições de 2024.
“O PL Nacional há esse trabalho de fortalecimento do partido, especialmente para o cargo do Senado e aqui no Amazonas não é diferente. O Capitão Alberto Neto se credenciou com a votação que ele teve para prefeito, além da reeleição para deputado federal e também para o Senado”, disse.
Outro lado
Com os rumores sobre uma possível candidatura ao Senado, O Convergente entrou em contato com o deputado federal Alberto Neto para buscar um posicionamento do mesmo a respeito sobre as informações. Até a publicação desta matéria, o deputado não retornou a equipe de reportagem. Reforçamos que o espaço segue aberto para esclarecimentos.
Leia mais: Bastidores: Maria do Carmo estaria articulando em Brasília para tomar presidência do PL Amazonas