26.3 C
Manaus
quinta-feira, janeiro 9, 2025

Às vésperas da posse de Nicolás Maduro, Chile rompe relações diplomáticas com a Venezuela

Após o pleito, e as diversas críticas internacionais quanto a legitimidade da vitória de Maduro, o líder chavista ordenou a expulsão de corpo diplomático de oito países que contestaram sua reeleição. Entre eles, o Chile

Por

Segundo o Ministério das Relações Exteriores do Chile, a decisão se trata de uma resposta  à evolução dos acontecimentos desde as eleições presidenciais de 28 de julho de 2024 na Venezuela, após as quais Nicolás Maduro garantiu que continuará a ser o Presidente da Venezuela, a partir do próximo dia 10 de janeiro, em consequência da “fraude eleitoral perpetrada por seu regime”.

Após o pleito, e as diversas críticas internacionais quanto a legitimidade da vitória de Maduro, o líder chavista ordenou a expulsão de corpo diplomático de oito países que contestaram sua reeleição. Entre eles, o Chile. No entanto, o Embaixador ainda continuou no território venezuelano.

Para o governo chileno, o ato fez com que a falta de abertura para diálogo aumentasse.

“Depois da expulsão do pessoal diplomático chileno de Caracas, em Agosto passado, a falta de abertura aumentou, o que, juntamente com o agravamento da crise que surgiu, impediu o desenvolvimento de um diálogo bilateral eficaz”, disse o Ministério das Relações Exteriores do Chile.

O Comunicado finaliza dizendo: “O Chile espera que a Venezuela possa regressar ao caminho da democracia e da promoção e protecção dos direitos humanos, valores que actualmente estão ausentes naquele país irmão.”

O rompimento entre Santiago e Caracas aconteceu três dias antes da posse presidencial na Venezuela, agendada para a próxima sexta-feira (10). Mesmo sob pressão da comunidade internacional, Maduro diz que iniciará seu terceiro mandato seguido.

Por sua vez, o líder da oposição, Edmundo González, promete retornar do exílio para assumir o Palácio de Miraflores na mesma data.

 

 

 

 

 

 

 

Com informações do Jornal Metrópoles e Chancelaria do Chile*

Ilustração: Marcus Reis

Leia mais: MP do Amazonas cobra explicações sobre royalties de petróleo recebidos por São Gabriel da Cachoeira

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -