28.3 C
Manaus
quinta-feira, dezembro 19, 2024

Wilson Lima revela posicionamento nas eleições de 2026 e esclarece sobre transição do 28 de Agosto

Em entrevista à Revista Cenarium, o governador do Amazonas fez um balanço da sua gestão no ano de 2024, além de esclarecer assuntos e rumores políticos

Por

O governador do Amazonas Wilson Lima (UB) fez o balanço da sua gestão no ano de 2024, em entrevista para a Revista Cenarium, nessa quarta-feira (18). À jornalista Paula Litaiff, o governador comentou sobre os próximos passos na carreira política, além de esclarecer sobre a transição da administração do Hospital 28 de Agosto e do Instituto Dona Lindu.

Logo no início da entrevista, Wilson Lima revelou que, nos primeiros meses quando assumiu o governo, em 2019, não haviam informações sobre a quantidade de leitos ofertados na saúde do Amazonas, cenário esse que mudou com o passar de sua gestão.

Nos últimos dias, a transição da administração do Complexo Hospitalar Zona Sul, composto pelo Hospital 28 de Agosto e pelo Instituto Dona Lindu, ganhou repercussão e gerou apreensão em parte da população. No entanto, o governador Wilson Lima pontuou que os investimentos feitos nessa transição serão revertidos para beneficiar os pacientes do Amazonas.

“Para que o investimento feito fosse revertido em forma de benefício para a população. O estado do Amazonas é um dos estados que mais investe na saúde […]. O que precisávamos era otimizar esses atendimentos e apresentar resultados. Contratamos uma consultoria da Fundação Getúlio Vargas para que nos apresentasse, desse uma olhada na nossa rede […], e nos apontasse caminhos onde houvessem oportunidades de melhora”, disse.

Ainda de acordo com o governador Wilson Lima, o objetivo é tornar o Hospital 28 de Agosto uma referência, assim como o Hospital Delphina Aziz, também localizado em Manaus. Com essa nova administração, o governador afirmou que o Governo do Amazonas está otimizando para que a produtividade dos serviços médicos seja elevada.

“O que estamos fazendo é trazendo o que já acontece no Hospital Delphina Aziz, e essa foi uma recomendação da Fundação Getúlio Vargas. Hoje o Hospital Delphina Aziz é uma referência regional e nacional […]. Esse modelo de gestão é o que estamos trazendo na rede, começando pelo Complexo Hospitalar Zona Sul, estamos mudando a gestão e o modelo de gestão, otimizando os investimentos e aumentando produtividade”, destacou.

Pagamento da Saúde

Wilson Lima ainda ressaltou que o Governo do Amazonas segue com as tratativas para quitar os débitos em aberto com empresas prestadoras de serviços para o Hospital 28 de Agosto.

“Ao que o estado deve, estamos em uma negociação, inclusive, autorizei um pagamento de R$ 58 milhões, a parte dessas empresas que prestam serviço médico para o Amazonas e unidades do Amazonas. Vamos pagar tudo o que a gente deve, vamos continuar com as tratativas de entendimento com as empresas para que a gente possa pagar”, alegou.

O governador Wilson Lima ainda esclareceu que, durante a transição da administração do 28 de Agosto, solicitou que os profissionais que já prestavam serviços no hospital fossem contratados.

“Quando a nova gestão entrou no Complexo Hospitalar Sul, a minha determinação foi a seguinte: Vamos contratar todo mundo que já está na rede. A minha determinação é essa! Agora, se houver alguma preferência de algum médico, de alguma empresa, dizendo que não vai ficar, sem nenhum problema. A empresa tem a liberdade como ela achar melhor”, esclareceu.

Eleições 2026

Após rumores dos bastidores políticos sobre uma possível candidatura para o Senado, governador Wilson Lima destacou que ainda não tem planos para as eleições de 2026. “É um tempo muito curto do ponto de vista da lógica política, mas é um tempo muito longo também, porque em 1 semana tudo pode mudar. Eu ainda não parei para pensar nisso, e isso vai depender muito de quem manda em mim, que é o povo do Amazonas”, afirmou.

Durante a entrevista à Revista Cenarium, o governador alegou que a sua participação nas próximas eleições irá depender da vontade do Amazonas. “Muita coisa vai acontecer até 2026. Mas, primeiro a gente tem que consultar o povo, é ele que vai guiar meu destino […]. Eu não vim do mundo político, estou para cumprir uma missão. Se o povo do Amazonas entender que eu tenho que ficar até o final do meu mandato ou se eu tenho que caminhar para outro cargo, assim irei cumprir essa missão”, disse.

Questionado sobre o posicionamento em 2026, Wilson Lima ressaltou que pretende estar alinhado ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mas afirmou que ainda não ocorreram conversas sobre um possível nome para representar o ex-presidente nas eleições de 2026 no Amazonas.

“A gente ainda não teve nenhuma conversa nesse sentindo, mas aqui eu já quero adiantar que o meu compromisso é com o presidente Bolsonaro, meu compromisso é com esse grupo, é esse o grupo com qual eu tenho alinhamento e é nesse sentindo que nos vamos caminhar em 2026”, pontuou.

*Da Redação com informações da Revista Cenarium

Leia mais: BR-319: Wilson Lima reforça compromisso com proteção ambiental nas obras do ‘trecho do meio

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -