30.3 C
Manaus
quarta-feira, dezembro 4, 2024

Oposição pede impeachment do presidente da Coreia do Sul após imposição da Lei Marcial

Ao menos seis partidos prepararam a moção de impeachment com "urgência" contra o presidente

Por

Parlamentares da oposição apresentaram nesta quarta-feira, 4, um pedido de impeachment do presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol, após a imposição da Lei Marcial no país, que desencadeou em uma série de manifestações da população e confrontos diretos com soldados que tentavam instalar as restrições.

Veja também: Forças especiais da Coreia do Sul entram em conflito após imposição da Lei Marcial

De acordo com a imprensa internacional, ao menos seis partidos prepararam a moção de impeachment com “urgência”. A previsão é que a medida seja colocada em pauta e seguir para votação já nesta sexta-feira, 6 de novembro.

Entre as legendas que apresentaram o pedido, está o Partido Democrático (PD), o principal da oposição, que busca a renúncia do presidente Yoon Suk Yeol.]

Entenda

Nessa terça-feira, 3, as forças especiais sul-coreanas entraram em conflito com cidadãos após o presidente Yoon Suk Yeol decretar a instalação da Lei Marcial no País. Emissoras sul-coreanas divulgaram imagens de soldados invadindo o parlamento para expulsar os políticos do interior do prédio.

Mesmo diante da confusão entre envolvendo soldados e manifestantes, e com o acesso ao Parlamento fechado, os deputados conseguiram realizar uma sessão de emergência e declararam a Lei Marcial como inconstitucional e inválida, após votação.

Veja também: Vídeo: Líder da oposição da Coreia do Sul é esfaqueado no pescoço, durante conversa com jornalistas

A Lei Marcial é uma medida extraordinária que ocorre quando um governo transfere temporariamente o poder das instituições civis para as autoridades militares. Teoricamente, a lei suspende o próprio parlamento, tornando as ações dos deputados sem valor.

Na Coreia do Sul, é a primeira vez que a lei é declarada desde o fim da ditadura militar do país na década de 1980.

 

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -