O Ministério Público do Amazonas (MPAM) empossa nesta quarta-feira (27), às 16h, a promotora de Justiça Nilda Silva de Sousa, de 70 anos, como a nova procuradora de Justiça do MPAM, em uma sessão solene no auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo, localizado na sede do MPAM, no bairro Ponta Negra.
A promotora será empossada pela procuradora-geral de Justiça Leda Mara Albuquerque. A cerimônia de posse é um marco importante para a instituição, que ganha mais um membro para o colégio de Procuradores de Justiça, e para a nova procuradora, uma vez que representa não apenas o início de uma nova etapa em sua carreira, mas também um momento de celebração e reconhecimento de sua trajetória profissional e acadêmica.
Com uma longa trajetória acadêmica e profissional, a nova procuradora graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Amazonas em 1983. É pós-graduada em Direito Penal e Processo Penal pela Universidade Federal do Amazonas; e em Direito Público e Privado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
No interior, atuou nas Promotorias de Justiça de Urucurituba e Itacoatiara. Como promotora eleitoral, ela atuou nos municípios de Itacoatiara, Pauini, Iranduba e Boca do Acre. No período de fevereiro de 2003 a dezembro de 2004, a nova procuradora de Justiça foi chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça.
Em Manaus, ela atuou como promotora eleitoral na 62ª e 65ª Zonas Eleitorais. Antes de assumir a titularidade da 33ª Promotoria de Justiça, com atuação perante a 5ª Vara de Família, onde estava quando foi escolhida por merecimento para a vaga do Colégio de Procuradores, ela atuou na Promotoria de Justiça da Infância e Juventude no período de fevereiro de 1999 a janeiro de 2023.
Com informações da assessoria de comunicação do MPAM*
Foto: Divulgação
Leia mais: CPMI do 8 de janeiro planejava culpar governo Lula por atos golpistas, diz PF