O presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Joe Biden tem viagem marcada para Manaus e Rio de Janeiro entre 17 e 18 de novembro deste ano, segundo confirmou nessa quinta-feira, 7, a Casa Branca, por meio da secretária de Imprensa Karine Jean-Pierre.
Biden deve participar de uma conversas sobre a preservação da floresta e do ecossistema com lideranças indígenas na Amazônia em uma viagem que, de acordo com nota do governo, será a primeira de um presidente norte-americano em exercício à região. Em seguida, ele deve seguir para a Cúpula dos Líderes do G20, no Rio de Janeiro.
Veja também: Lula quebra silêncio e comenta desistência de Biden: ‘Somente ele poderia decidir’
“Enquanto estiver em Manaus, o presidente Biden visitará a floresta amazônica para se envolver com líderes locais, indígenas e outros que trabalham para preservar e proteger esse ecossistema crítico, a primeira visita desse tipo de um presidente dos EUA em exercício”, destaca a Casa Branca.
Somente no Rio de Janeiro, conforme a nota, Joe Biden vai se reunir com o presidente Lula para reforçar a liderança dos EUA em direitos dos trabalhadores e crescimento econômico sustentável.
“Durante o evento, o presidente Biden destacará a proposta dos EUA para os países em desenvolvimento e liderará o G20 para trabalhar em conjunto no enfrentamento de desafios globais compartilhados, como a fome e a pobreza, mudanças climáticas, ameaças à saúde e a dívida dos países em desenvolvimento”, informou Jean-Pierre.
Lula e Biden
Ainda nessa quinta-feira, Joe Biden e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversaram por telefonema para falar sobre a viagem e a decisão de governo norte-americano em aderir à Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, liderada pelo Brasil, que está presidindo o G20 em 2024.