A conselheira Yara Amazônia Lins foi reeleita, nesta quinta-feira, 7, a presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) para o biênio 2026-2027. A atual gestora da Corte de Contas foi escolhida por unanimidade, após votação da mesa diretora.
Veja também: TCE-AM mantém realização de concurso público em Autazes
O pleito ocorre após o TCE-AM alterar, na última terça-feira, 5, o Regimento Interno para que seja possível a reeleição de um presidente da Corte. A medida foi apresentada à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e aprovada nessa quarta-feira, 6, pelos deputados.
Yara Lins, cujo atual mandato como presidente do TCE-AM termina em dezembro de 2025, recebeu 5 votos para que permaneça no cargo. Apenas o conselheiro Érico Desterro votou em branco. Os conselheiros Luis Fabian e Ari Moutinho estavam ausentes.
Com o resultado, a conselheira Yara Lins, que já tinha sido a primeira mulher a assumir a presidência do TCE-AM, se tornará na primeira a ser reeleita no cargo.
Mesa diretora
Na mesma eleição, o colegiado elegeu o conselheiro Josué Cláudio Neto como vice-presidente da corte de contas amazonense. Já a corregedoria do Tribunal ficará sob gestão do conselheiro Luis Fabian Barbosa.
A coordenação da Escola de Contas Públicas continuará com o conselheiro Júlio Pinheiro, que ocupará o cargo pela terceira vez e o conselheiro Mario de Mello seguirá nas atividades da Ouvidoria.
A definição da presidência da 1ª e 2ª Câmara do TCE-AM será feita durante a 1ª Sessão Ordinária do Tribunal Pleno de 2026.
Presidente: Yara Amazônia Lins
Vice-presidente: Josué Cláudio Neto
Corregedor: Luis Fabian Barbosa
Ouvidor: Mario de Mello
Coordenador da Escola de Contas Públicas: Júlio Pinheiro