34.3 C
Manaus
terça-feira, dezembro 3, 2024

Governo do Amazonas forma mais de 500 Alunos na Escola de Gastronomia Bernardo Ramos

A primeira unidade pública do estado voltada para a área disponibiliza os cursos técnicos de Gastronomia, Panificação e Confeitaria, além de cursos de qualificação profissional

Por

O Governo do Amazonas, por meio do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), já qualificou mais de 500 alunos para o mercado de trabalho com a Escola de Gastronomia Bernardo Ramos. Inaugurada em junho de 2023, a unidade é a primeira escola pública deste segmento no Amazonas e disponibiliza os cursos técnicos de Gastronomia, Panificação e Confeitaria, além de cursos de qualificação profissional.

Na modalidade dos cursos técnicos, a duração média é de 18 meses, preparando os alunos com conhecimentos teóricos e práticos aprofundados. Nos cursos de qualificação profissional a duração média é de 3 meses, abordando técnicas básicas de cozinha, higiene e manipulação de alimentos.

Formada em Gastronomia e atualmente lecionando o curso de Qualificação Profissional em Tortas Doces e Salgadas, a professora Bárbara Rocha destaca o comprometimento do Cetam em ensinar meios para o aluno sair capacitado para ter uma renda própria.

“A gente percebe a escola fazendo a diferença na vida desses alunos. Tentamos deixar o ensino de forma mais simples para que todos consigam aprender na mesma medida e evoluam. O Cetam pensa justamente nisso: lá na frente no mercado de trabalho. Agora, por exemplo, estamos focando nos doces e tortas para o Natal, onde eles vão poder empreender”, explicou a professora de Gastronomia do Cetam, Bárbara Rocha.

Mãe de dois filhos, Gisely Martins, de 35 anos, encontrou no curso de Qualificação Profissional em Tortas Doces e Salgadas uma oportunidade de voltar ao mercado de trabalho, do qual está fora há 10 anos.

“Eu vi uma oportunidade aqui e queria algo na área de Gastronomia, porque gosto muito de cozinhar. Fiz primeiro um curso técnico de Panificação e agora estou buscando uma qualificação. A partir de agora quero fazer disso o meu meio de ganhar dinheiro. Quem estudar aqui vai ter um ambiente privilegiado, com uma ótima estrutura e professores que ajudam”, disse a aluna da Escola de Gastronomia, Gisely Martins.

Empreendedorismo

Aluna da primeira turma do curso técnico de Confeitaria da Escola de Gastronomia Bernardo Ramos, Larissa Santos, de 33 anos, formou-se em agosto deste ano. Com a formação, a ex-aluna produz doces e bolos na cozinha da própria casa e já garante 100% da renda mensal com as encomendas de clientes.

O sonho de estudar Confeitaria veio desde a infância, mas o alto custo em instituições particulares sempre foi um empecilho. Com a primeira unidade pública do Amazonas voltada para o segmento de Gastronomia, Larissa conseguiu conquistar a tão sonhada formação.

“Era o meu sonho fazer o curso de Confeitaria, porque nas instituições particulares o curso é muito caro, então foi a oportunidade que eu tive de iniciar nessa parte profissional. Hoje, já aceito encomendas, tenho o meu cardápio na internet e as pessoas me procuram para os trabalhos. Foi uma experiência única, porque aprendi muita coisa e aperfeiçoei outras que já sabia”, destacou a ex-aluna da Escola de Gastronomia, Larissa Santos.

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações da assessoria de comunicação*

Foto: Mauro Neto / Secom

Leia mais: Wilson lima destaca parceria entre estado e município em encontro com prefeitos eleitos no AM

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -