25.3 C
Manaus
quarta-feira, abril 2, 2025

TCE-AM admite representação que aponta suposto desvio de verbas públicas em construção de viaduto em Manaus

A ação alega ainda uma possível má gestão na construção do viaduto entre as avenidas Efigênio Salles e Governador José Lindoso

Por

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) admitiu uma representação que apontou uma possível má gestão e desvio de verbas públicas por parte da Prefeitura de Manaus na construção do viaduto entre as avenidas Efigênio Salles e Governador José Lindoso, obra executada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf). A informação consta no Diário Eletrônico do órgão dessa quarta-feira (16).

De acordo com a publicação, a representação apontou as supostas irregularidades na execução do Contrato Administrativo do Regime diferenciado de Contratação Nº 004/2023 – CML/PM.

Segundo a ação, não foram disponibilizados ou divulgados os projetos de arquitetura e engenharia do viaduto, nem por parte da Seminf ou por parte da Prefeitura de Manaus, o que seria uma “violação aos princípios da publicidade e transparência bem como impede a cópia de documentos importantes para fiscalização da aplicação da verba pública, em evidente conduta ímproba com a finalidade de danos ao erário”.

A ação ainda solicitou ao TCE-AM a imediata suspensão das obras do contrato por conta dos indícios de irregularidade “em sua execução e ausência de publicidade dos atos correlacionados”.

Para admitir a representação, o TCE-AM analisou se o documento preencheu com os requisitos obrigatórios, e pontuou que “faz-se necessário salientar que, com o advento da Lei Complementar Estadual nº 114, de 23 de janeiro de 2013, que alterou a Lei Orgânica do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, confirmou se expressamente a possibilidade do instituto de medida cautelar”.

Com isso, o Tribunal admitiu a representação imposta no órgão e determinou o encaminhamento dos autos para o relator para proceder à apreciação.

Outro lado

O Convergente entrou em contato com a Seminf para esclarecimentos a respeito da ação imposta no TCE-AM sobre a transparência no contrato de execução das obras do viaduto.

Até o momento, a pasta não retornou o contato. O espaço segue aberto.

Leia mais: Após denúncias, construção do viaduto ‘Rei Pelé’ entra na mira do TCE-AM e corre risco de ter as obras suspensas

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -