O candidato a prefeito do PT e do presidente Lula em Manaus, Marcelo Ramos já gastou R$ 1,1 milhão na produção de programas de rádio, televisão ou vídeo nas Eleições 2024. O valor representa 61,78% das despesas do político no pleito deste ano. Os dados constam no DivulgaCand, o site de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O valor é quase a metade dos recursos recebidos em doações pelo candidato, que já ganhou R$ 2.195.238,69 do Fundão Eleitoral, destinado pela direção nacional do Partido dos Trabalhadores.
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Em toda a campanha, até esta segunda-feira, 30, Ramos já teve R$ 1.780.542,50 em despesas. Além da produção de programas, o candidato também gastou R$ 363,8 mil em serviços prestados por terceiros; R$ 122,2 mil em publicidade por materiais impressos; R$ 100 mil em despesa com impulsionamento de conteúdos; entre outros.
No ranking de fornecedores, em primeiro lugar está a UP Next Ltda, de CNPJ 32.857.487/0001-10. Sozinha, a empresa recebeu R$ 1,1 milhão do candidato a prefeito, em dois lançamentos.
O primeiro pagamento foi registrado em 28/08/2014, no valor de R$ 500 mil, para serviços de produção de vídeos, gravação, jingle e produção audiovisual. O segundo pagamento tem como data 12/09/2024, e chegou ao total de R$ 600 mil, para produção de vídeos e programas de rádio e televisão.
A Rico – Roteiro, Inovação e Conteúdo Publicitário Ltda, de CNPJ 39.324.297/0001-86, também recebeu para R$ 350 mil para trabalhar para Marcelo Ramos. De acordo com o DivulgaCand, a descrição mostra que o serviço foi para atuar na coordenação de marketing na campanha eleitoral do candidato.
A empresa recebeu o pagamento de R$ 150 mil em 28 de agosto deste ano e mais DE R$ 200 mil em 12 de setembro, conforme mostra o site.
Outro lado
O Convergente entrou em contato com Marcelo Ramos, por meio da assessoria parlamentar do candidato a prefeito, solicitando nota e questionando por que o candidato tem focado os gastos em programas de rádio, tv ou vídeo.
A reportagem também questionou como o candidato tem priorizado os gastos de campanha eleitoral e qual será o foco nesses últimos dias pré-eleições. Por meio de nota, a assessoria de imprensa de Marcelo Ramos defendeu apenas uma comunicação assertiva para fazer com que as propostas do político chegue a um maior número de manauaras.
“Segundo a assessoria de imprensa de Marcelo Ramos (PT), além de o candidato ter o segundo maior tempo de televisão e rádio da campanha, uma comunicação assertiva poderá fazer com a suas propostas para Manaus cheguem a um maior número de manauaras”, declarou, na nota.
O Convergente também entrou em contato com as empresas citadas no texto e solicitou informações sobre como os serviços foram prestados. Até a publicação desta matéria, sem retorno.
Gastos nas eleições
Visando o princípio da isonomia e da transparência, O Convergente tem produzido reportagens sobre os gastos de campanha dos candidatos a prefeito de Manaus nas eleições 2024. Confira
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Por: Bruno Pacheco
Ilustração: Marcus Reis
Revisão: Letícia Barbosa