Nesta quarta-feira (18), o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Caio André (UB), informou que a Procuradoria da Casa deu o parecer favorável para a instauração da CPI que irá investigar pagamentos a familiares do prefeito David Almeida (Avante).
O relatório do parecer da Procuradoria da CMM foi lido durante a sessão plenária da Casa Legislativa, nesta quarta-feira. De acordo com o relatório, o pedido de abertura atendeu o requisito de assinaturas, bem como o regimento interno da Câmara.
Ainda nesta quarta-feira, os vereadores devem se reunir para decidir quem presidirá a CPI da ‘Terceirização da Corrupção’ e quem serão os membros da Comissão de Inquérito da CMM, conforme informou o presidente da Casa.
Ver essa foto no Instagram
O pedido de abertura da investigação na CMM ocorreu após uma série de denúncias envolvendo pagamentos de empresas contratadas pelo município à familiares do prefeito de Manaus, entre eles, a noiva de David Almeida, Izabelle Fontenelle, e a sogra Lidiane Oliveira Fontenelle.
Para uma CPI ser aceita na Casa, deve conter no mínimo 14 assinaturas dos vereadores que compõem a atual legislatura. Na segunda-feira (16), o número de assinaturas mínimas foi recolhido e o autor da CPI, o vereador Lissandro Breval (PP), deu entrada na Procuradoria.
Desde o momento em que o pedido de CPI sobre os pagamentos aos familiares foi apresentado, O Convergente buscou contato com o prefeito David Almeida, bem como também com os familiares envolvidos: a noiva Izabelle Fontenelle e a sogra Lidiane Oliveira Fontenelle. As partes não retornaram o contato da equipe, mas o espaço segue aberto para esclarecimento, garantindo assim o direito de defesa dos envolvidos.
Leia mais: Izabelle Fontenelle teria recebido R$ 80 mil de dono de empresa que patrocinou Sou Manaus
_____
Por Camila Duarte
Ilustração: Marcus Reis
Revisão: Letícia Barbosa
Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.