30.3 C
Manaus
quinta-feira, novembro 21, 2024

Estratégia arcaica? Candidato David Almeida tenta abafar alianças com ex-governadores do Amazonas

Nas eleições gerais para o governo, Wilson Lima derrotou Eduardo Braga e Omar Aziz, dois principais políticos na campanha de reeleição de David Almeida

Por

Faltando pouco mais de duas semanas para o 1º turno, alguns políticos já desenham estratégias para as eleições de 2026. De acordo com informações de bastidores, o candidato à reeleição David Almeida (Avante) tem tentado ‘apagar’ a derrota dos novos aliados políticos, os senadores Eduardo Braga (MDB) e Omar Aziz (PSD), ambos derrotados pelo arco de aliança do governador Wilson Lima (União Brasil) em eleições passadas. Essa tentativa, conforme fontes dos bastidores, teria como objetivo a construção de uma aliança já mirando as eleições de 2026.

Em 2018, Wilson Lima disputava a primeira eleição para o Governo do Amazonas. Na época, Omar Aziz se candidatou, mas amargou a derrota, ficando em quarto lugar com apenas 8% dos votos válidos.

Já nas eleições gerais de 2022, Wilson Lima e Eduardo Braga protagonizaram a disputa do 2º turno no Amazonas. Na época, Wilson tinha o apoio de David Almeida, que chegou a dizer que o senador deveria permanecer em Brasília. Na ocasião, Wilson Lima foi reeleito.

Conforme noticiou O Convergente, os rumores de que os dois senadores já se ‘organizavam’ para as eleições de 2026 se fortaleceram. Nos bastidores, circula a informação de que o senador Omar Aziz pretende disputar novamente o governo, enquanto Eduardo Braga tentará buscar a reeleição no Senado.

Com isso, o acordo com David Almeida seria para que o atual prefeito de Manaus apoiasse a campanha de ambos. Em entrevistas, o prefeito já foi questionado se concorreria em 2026, ou até mesmo sobre um possível apoio aos senadores nas eleições que ocorrem daqui dois anos. Em todas as entrevistas, David Almeida se esquivou de responder o questionamento.

Sobre o assunto, Omar Aziz se pronunciou afirmando que, se houver oportunidade, disputaria o governo. “Governar esse estado é um orgulho para mim e se eu tiver oportunidade, lá na frente, Deus abençoar essa caminhada, lógico que eu vou querer ser governador”, disse em entrevista.

Enquanto os senadores têm tentado aproximar David Almeida do Governo Lula, de acordo com bastidores, a campanha de Almeida tem tentado uma abordagem para que fazer com que o cenário político esqueça que os dois principais apoiadores de sua candidatura à reeleição foram derrotados por Wilson Lima em eleições passadas.

Na convenção partidária do candidato David Almeida, o senador Omar Aziz expôs o apoio à candidatura à reeleição de David Almeida, e pontuou que o candidato do Avante o ajudou a se reeleger.

“Ninguém consegue construir nada sozinho. E o David, nos últimos dois anos, tem sido um prefeito que me ajudou a me reeleger senador, e eu devo essa gratidão à ele. Eu estou aqui não só pela gratidão. Quem me conhece sabe que eu tenho palavra, quando eu digo que vou fazer, eu faço”, disse.

Vale lembrar que, na época em que Omar Aziz se reelegeu, a chapa apoiada por David Almeida era outra. Em 2022, Wilson Lima apresentou como candidato ao Senado Coronel Alfredo Menezes, no entanto, a escolha não foi acordada com Almeida, o que teria causado desconforto na campanha e direcionando o apoio do atual prefeito de Manaus para Aziz.

Apesar de ambos os políticos não se pronunciarem explicitamente sobre os rumores do suposto acordo para 2026, O Convergente abre o espaço para esclarecimentos, garantindo o direito democrático de resposta.

Leia mais: Deputada Erika Hilton critica Jojo Toddynho por declarar apoio à direita e afirma que a cantora usou a pauta LGBTQIA+ como ‘trampolim’

📲 Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -