Durante a sessão plenária da Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta terça-feira (17), o vereador Diego Afonso (União Brasil) afirmou que os aliados do prefeito David Almeida (Avante) estariam “desesperados” com os últimos resultados de pesquisas que foram divulgados nas últimas semanas.
O discurso do vereador ocorreu após um debate acalorado entre os vereadores da base e da oposição, referente a investigação sobre os pagamentos a familiares do prefeito David Almeida, conforme noticiou O Convergente.
Ao falar na tribuna, o vereador disse que os parlamentares aliados estariam defendendo a corrupção com ‘ataques’ pessoais. “Todos os ataques aqui são uma simples questão pessoal, e isso enoja. É uma lama, como o próprio chefe do executivo falava no início da sua gestão. […] Estão normalizando o aparelhamento da máquina pública!”, disse.
Ver essa foto no Instagram
O vereador ainda afirmou que ‘as máscaras estão caindo’ e mencionou que a base do prefeito estaria ‘desesperada’ com a reprovação da gestão da Prefeitura de Manaus.
“As máscaras estão caindo e aí o desespero é normal, o choro é livre! Quando não conseguem debater aqui na tribuna, vão para o lado pessoal […]. O desespero são as pesquisas que estão muito claras, 65% da população não quer essa administração, reprova essa administração. E é claro que a sua bancada também se desespera”, afirmou.
Clima de tensão
Após o número mínimo de assinaturas para a abertura da CPI que investiga pagamentos feitos aos familiares do prefeito David Almeida (Avante), o pedido de abertura da Comissão entrou em discussão nesta terça-feira (17), na Câmara Municipal de Manaus.
O assunto foi levantado pelo vereador Isaac Tayah (MDB), que questionou o motivo da abertura da CPI e afirmou que os vereadores não tem ‘ação de polícia’ para solucionar e investigar, de fato, as denúncias.
Ao pedir parte do tempo, o autor da CPI, o vereador Lissandro Breval (PP), defendeu a abertura da investigação e criticou as falas do parlamentar na tribuna.
Ver essa foto no Instagram
Em um momento, o autor da CPI criticou o vereador que estava rindo na tribuna. “Estamos falando de dinheiro público, falando da população. Para o senhor que está rindo pode ser uma brincadeira, mas isso é corrupção”, disparou.
O pedido de abertura da investigação na CMM ocorreu após uma série de denúncias envolvendo pagamentos de empresas contratadas pelo município à familiares do prefeito de Manaus, entre eles, a noiva de David Almeida, Izabelle Fontenelle, e a sogra Lidiane Oliveira Fontenelle.
Leia mais: Áudio acusa transporte secreto de dinheiro por assessores de Bi Garcia em Parintins
____
Por Camila Duarte
Ilustração: Marcus Reis
Revisão: Letícia Barbosa
Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.