35.3 C
Manaus
quarta-feira, setembro 18, 2024

Negacionismo eleitoral? Candidatos a prefeito de Manaus assumem postura de rejeição às pesquisas eleitorais

Questionados pelo O Convergente, os candidatos a prefeito de Manaus que participaram do debate deste domingo alegaram estarem confiantes com a sua campanha, divergindo das pesquisas divulgadas

Por

Ao O Convergente, os cinco candidatos que participam do debate entre candidatos a prefeito de Manaus, neste domingo (15), assumiram um posicionamento contra os resultados divulgados pelas últimas pesquisas de intenções de voto.

Conforme noticiado pelo O Convergente, as últimas pesquisas de intenções de voto apontam um cenário de 2º turno a ser disputado pelos candidatos David Almeida (Avante) e Roberto Cidade (União Brasil).

A pesquisa mais recente foi a do Instituto Pontual Pesquisas, divulgada nessa sexta-feira (13). A pesquisa apontou que David Almeida aparece com 32,1%, seguido por Roberto Cidade com 21,1%, e candidato Amom Mandel (Cidadania), que aparece com 15,8%.

Logo em seguida estão os candidatos a prefeito Capitão Alberto Neto (PL), com 11,3%; Marcelo Ramos (PT), com 5%; Wilker Barreto (Mobiliza) e Gilberto Vasconcelos (PSTU) estão empatados com 0,2%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM-09061/2024.

Para O Convergente, o candidato Wilker Barreto (Mobiliza) afirmou que “a melhor pesquisa é das ruas”, e destacou que Manaus precisa entender que existem outras opções de voto.

“A melhor pesquisa é das ruas. Debates como esse permitem que o povo possa formar sua opinião e espero que percebam que Manaus tem outras opções […]. Acredito no bom senso e no voto consciente e percebo que tem muita gente indecisa”, disse.

Já o candidato Alberto Neto (PL) afirmou ao O Convergente que os votos dos bolsonaristas ‘silenciosos’, e acredita que crescerá na reta final da campanha e caminhará para disputar o 2º turno.

“Se analisarmos as últimas campanhas, o candidato do Bolsonaro sempre cresce na reta final […]. Não tenho dúvidas que estarei no 2º turno e vamos vencer essa eleição […]. Nossa equipe está muito confiante, porque quando olhamos a estatística, a última pesquisa mostrou que quase 50% da população ainda está sem candidato e quando a população começar a olhar os candidatos, vai ver que tem candidato fugindo de debate”, afirmou.

O candidato Amom Mandel (Cidadania), ao O Convergente, afirmou que não teve acesso aos dados das pesquisas divulgadas. “Não tomei conhecimento da pesquisa, apenas vi manchetes. Não vi essa [pesquisa] da Pontual”, alegou.

O candidato Marcelo Ramos (PT) disse ‘achar engraçado’ o levantamento sobre rejeição, uma vez que, de acordo com ele, sempre está entre os candidatos com maiores rejeições. Ainda segundo o candidato do PT, as pesquisas tentam se aproximar da realidade.

“Acho engraçado porque a eleição vem chegando e as pessoas vem tendo que aproximar as pesquisas da realidade. Sempre fui disparado com a maior rejeição, e aí já aparecesse eu como terceiro e outros dois maior que a minha. […] A pesquisa que vale é a do dia 6 de outubro […], então não vale, temos confiança de que estaremos no 2º turno”, declarou.

Diferente do discurso dos demais candidatos, ao O Convergente, o candidato Gilberto Vasconcelos afirmou que acredita que terá um bom percentual de votos neste pleito. “Acredito que na medida que as pessoas passam a nos conhecer, porque muita gente nem sabe da existência da nossa candidatura, as pessoas vão votar. Acho que essa avalanche de propaganda influencia, mas tem muitas pessoas que nos conhecem das lutas e elas vão votar, independente de que vai ser muito ou pouco”, destacou.

Leia mais: Mais uma vez, David Almeida falta debate entre candidatos a prefeito de Manaus

_____

Por Camila Duarte

Foto: Marcus Reis

Revisão: Letícia Barbosa

📲 Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -