O governador Wilson Lima entregou, nesta sexta-feira (13), mais de 150 toneladas de alimentos aos municípios do Alto Solimões, como parte da Operação Estiagem 2024, uma ajuda humanitária do Governo do Amazonas. A entrega também incluiu reservatórios de água e duas Estações de Tratamento de Água Móvel, com foco em comunidades isoladas da região afetadas pela seca.
“O Alto Solimões tem prioridade nesse momento porque é a região mais prejudicada e vamos acompanhar a seca para entender como se comporta nos próximos 20 dias. Isso (as entregas) independe de quem está cadastrado nos programas sociais. O que estamos levando em consideração é a urgência, a dificuldade daquele que não vai ter a oportunidade de ter comida na sua mesa”, avaliou o governador Wilson Lima.
Foram entregues 7 mil cestas básicas no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) João Carlos Pereira dos Santos, em Tabatinga, a 1.108 quilômetros de Manaus. A ajuda será distribuída para outros municípios da calha, como Benjamin Constant e Atalaia do Norte, a 1.121 e 1.138 quilômetros de Manaus, respectivamente.
Segundo a Defesa Civil, o material entregue em Tabatinga faz parte de um total de 290 toneladas de alimentos destinadas às cidades do Alto Solimões. Em Amaturá, Tonantins e Santo Antônio do Içá, já foram enviadas 90 toneladas. São Paulo de Olivença receberá 52 toneladas para atender os afetados.
Visita a comunidade
No Alto Solimões, o governador Wilson Lima visitou a comunidade Novo Porto Lima, no município de Benjamin Constant, para acompanhar a entrega da ajuda humanitária e de 30 caixas d’água de 500 litros para armazenamento de água potável na localidade.
A comunidade abriga 77 famílias indígenas que, por conta da vazante, foram afetadas diretamente pela descida do rio Solimões. O auxiliar de serviços gerais Anderson Barbosa, indígena da etnia Tikuna, agradeceu o apoio levado pelo Governo do Estado. “Nós estamos nos sentindo satisfeitos com essa chegada de ajuda do nosso governo. É uma bênção de Deus que está nos dando esse tipo de ajuda do governo estadual”, afirmou Anderson.
No local, o governador Wilson Lima também inaugurou duas estruturas da Estação de Tratamento de Água Móvel (Etam), por meio do projeto Água Boa. A estrutura dos sistemas possui uma caixa d’água com purificador, por onde é feito o processo de tratamento da água após ser captada dos rios.
O governador também determinou à Defesa Civil a instalação de uma estrutura permanente de tratamento de água para a comunidade indígena.
Reunião
Encerrando a agenda no Alto Solimões, o governador Wilson Lima também reuniu com prefeitos para discutir a questão dos impactos da estiagem e apresentar os trabalhos executados pelo Governo do Estado.
Wilson Lima destacou que desde o início do ano o estado tem atuado no acompanhamento da estiagem pelo Comitê de Enfrentamento, alertando associações, indústria, comércio e outros setores da administração pública que tratam de serviços essenciais e adotando medidas concretas na assistência as cidades afetadas.
Outra medida tomada pelo governador foi articular, desde o mês de abril, apoio junto ao Governo Federal para aquisição de kits de limpeza, higiene e recursos para mitigar os impactos da seca.
Operação Estiagem 2024
Minimizando os impactos da seca, a Operação Estiagem 2024 já enviou mais de 1.2 mil toneladas de alimentos para todo o Amazonas em ajuda humanitária. Para garantir o acesso à água potável, o Governo do Estado também instalou 31 purificadores de água e enviou 100 caixas d’água. Em ações de saúde, mais de 200 toneladas de medicamentos e insumos foram disponibilizadas.
Leia mais: Sem solução do Governo Federal, OAB aciona a Justiça para liberação da obra da BR-319
___
*Com informações da Secom
Foto: Alex Pazuello/Secom