28.3 C
Manaus
segunda-feira, setembro 16, 2024

Especialista Rute Luna fala sobre cobertura da saúde pública em Manaus no programa ‘Debate Político’

O programa com a especialista em saúde pública foi exibido, nessa terça-feira (3), devido a recusa do candidato à reeleição David Almeida

Por

Neste período eleitoral, o programa ‘Debate Político’ está servindo de espaço para receber os candidatos a prefeito de Manaus. Com isso, no programa dessa terça-feira (3), o candidato David Almeida (Avante) foi convidado para ser o entrevistado da semana, no entanto, não aceitou o convite da equipe do O Convergente. No lugar do candidato, o programa recebeu a a mestre em serviço social, política social e sustentabilidade na Amazônia pela Ufam, Rute Luna.

O programa é apresentado pela CEO da empresa Erica Lima e exibido pela TV Rede Onda Digital, através do canal 8.2, e pelo canal do Youtube da Rede Onda Digital.

Em um bate-papo sobre saúde, a mestre iniciou o programa explicando que existem três níveis de atendimento no Brasil. “A atenção básica é aquela atenção primária, onde você vai ter aquele primeiro contato onde você vai levar sua doença para o profissional. Dependendo da complexidade ou não, ele pode abrir um espaço para uma atenção secundária, terciária e isso tem dentro do SUS”, disse.

Rute Luna ainda explicou que o brasileiro não possui conhecimento para diferenciar esses atendimentos, o que ocasiona em um tumulto em hospitais de grande complexidade, por exemplo.

“O que ainda não fomos educados é que temos que levar problemas primários para atenção primária; secundária para secundária e terciária para terciária. Muitas vezes, o paciente tem alguma dor de barriga e procura hospitais de alta complexidade […], as vezes uma gripe procura um pronto-socorro, sendo que são patologias que deveriam ser tratadas na atenção básica. Com isso, o fluxo de atendimento na atenção terciária fica exorbitante e aí há uma acumulação, gera filas”, apontou.

Ao comentar sobre a promoção da saúde e saúde da família, a mestra afirmou que é necessário trabalhar com a sociedade para que todos tenham informações a respeito da saúde. “Trabalhar com a comunidade nas questões educativas é a proposta. Trabalhar com as instituições como igreja, o CRAS, as escolas […], elevar a informação. O médico vai estar a frente de tudo? Não necessariamente”, alegou.

Sobre a satisfação da população, Rute Luna comentou que em alguns levantamentos feitos para suas pesquisas, alguns cidadãos apontavam insatisfação nos atendimentos, ainda mais com relação ao atendimento médico em casa.

“Uma das reclamações da população era que o médico não ia na casa. Conversei com o médico e ele disse que, além do atendimento, ele tinha questões burocráticas para dar conta e conseguia ir somente uma vez que era para dar conta de quem não conseguia ir até a casinha, como o acamado”, disse.

Sobre as propostas de candidatos a prefeito de Manaus para a saúde, ela afirmou que algumas dessas propostas a saúde atual já atende, mas que seria interessante a união de atendimentos. “Fazer unidades básicas ampliadas para atender a média complexidade, e aí seria uma união entre básica e média, seria muito interessante pensando na questão do acesso e dos trabalhadores”, falou.

A mestra ainda usou o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) como exemplo e, de acordo com ela, Manaus deixa a desejar no que diz respeito a esse atendimento. “Manaus deixa muito a desejar com relação ao CAPS. […] O CAPS deve ser priorizado, é um problema de acesso ainda. A saúde precisa ser priorizada nesse ponto, não apenas de ampliar, mas o serviço que estamos levando para a população”, abordou.

Para Rute Luna, houve um avanço em Manaus na saúde, porém, ainda é preciso melhorar para atender a população como um todo. “Manaus avançou comparada com algumas cidades, mas podemos melhorar por conta do crescimento populacional. Para isso, precisa ter a oferta de saúde, não tratando a doença em si, mas a promoção da saúde. E aonde vou fazer isso? Na atenção básica”, destacou.

Ausência

No final do programa, a apresentadora Erica Lima falou sobre a ausência do candidato David Almeida. “Seria tão bom se tivéssemos tido o prefeito de Manaus, David Almeida. Seria muito bom que ele estivesse aqui para falar das suas propostas, para responder e participar dos quadros do Debate Político”, disse.

A apresentadora ainda destacou a importância da participação dos candidatos em programas de comunicação para o fortalecimento da democracia. “Programas como esse são importantes porque vão levar informações para você fazer sua escolha. Quando temos um processo democrático onde as pessoas aceitam os convites para dar informações para você do outro lado da telinha saber votar, isso é democracia”, reforçou.

Confira o programa na íntegra:

Leia mais: Candidato a vice Luiz Castro revela ‘mudança de planos’ nos bastidores políticos e faz avaliação dos candidatos a prefeito

_____

Por Camila Duarte

Ilustração: Marcus Reis

📲 Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -