A coligação ‘União por Parintins’, que representa a candidata a prefeita Brena Dianná (União Brasil), acionou a Justiça Eleitoral contra o atual prefeito Frank Bi Garcia (PSD). A ação foi imposta após um discurso do prefeito, em agosto deste ano, que comparou a candidata com o ex-prefeito do município Alexandre da Carbrás, político que tem baixa popularidade na cidade.
De acordo com o processo, o discurso ocorreu no convenção partidária do candidato a prefeito Mateus Assayag (PSD), que é apoiado pelo atual prefeito. Na ocasião, Bi Garcia foi discursar sobre o desemprego, quando fez a referência entre Brena Dianná e o ex-prefeito.
‘’Porque estão leiloando a Prefeitura de Parintins e Manaus, e nós já vimos esse filme. Eu vi o Saulo falando aqui do Carbrás, e o Carbrás fez isso, ele quebrou a cidade, ele levou os empregos para Manaus, ele tirou o dinheiro da nossa economia, e quando eu andava de casa em casa, de cada casa que eu encontrava, era gente desempregada, era gente querendo vender sua casa para ir embora de Parintins, tem lugar para o amor, tem lugar para o trabalho, tem lugar para aqueles que querem o melhor para a nossa cidade’’, disse na ocasião.
A defesa da coligação alegou que a fala do prefeito Bi Garcia ‘’associa de forma pejorativa e humilhante a candidata Brena Dianna a uma figura pública com alta rejeição, que teve uma gestão problemática’’. A defesa ainda cita que o discurso do atual prefeito ‘’forma gravosa cria uma alcunha injuriosa para denominar a candidata como Carbrás de saia’’.
O Convergente teve acesso ao processo e, nele, os advogados apontam que Bi Garcia pratica crime ao humilhar publicamente a candidata, por ser mulher, e ainda tenta dificultar a sua campanha eleitoral.
‘’A fala do prefeito como propaganda eleitoral é de extremo mal gosto e de caráter potencialmente criminoso quando possibilitou que milhares de pessoas pudessem ouvir e por consequência reproduzir a alcunha pejorativa de ‘Carbrás de Saia’’’, alega a defesa da coligação.
Os advogados ainda afirmaram que existe ilícito eleitoral de alta probabilidade no discurso de Bi Garcia, que influencia a população a acreditar que a candidata não possui capacidade para administrar.
A ação encaminhada é por injúria na propaganda eleitoral. Os advogados solicitaram ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) que o órgão apure as condutas do prefeito e, no final, decidir sobre a apresentação da denúncia.
Outro lado
O Convergente buscou contato com o prefeito de Parintins Frank Bi Garcia. Até a publicação desta matéria, não houve retorno. O espaço segue aberto.
A equipe também entrou em contato com a candidata a prefeita Brena Dianna, que afirmou não ser a primeira vez que é alvo nos discursos do prefeito. Confira a nota da candidata na íntegra:
‘’Não é a primeira fez que o prefeito atual e incluindo o seu grupo político, praticam violência política de gênero contra mim, além das perseguições e Fake News que propagam. Reportei e reportarei tudo à justiça para combater essas práticas rotineiras e que precisamos por um fim. Pois esses atos incentivam o ódio e incentiva que outras pessoas pratiquem esses crimes de forma “natural”. Não iremos normalizar isso, não só por mim, mas por todas as outras pessoas que são vítimas também.
E convido o prefeito e o seu candidato a participar desse pleito eleitoral de forma justa, honesta e transparente. Se ele está tão convicto de que foi um excelente gestor, deixa o povo escolher, sem perseguições, discursos de ódio, fake News ou outras artimanhas politiqueiras. Eu sou adepta de uma campanha limpa, do corpo a corpo e com propostas.’’
______
Por Camila Duarte
Ilustração: Marcus Reis
Revisão: Letícia Barbosa